“Com a pesquisa, queremos levantar os dados de custos também. Não só os custos do pescado, mas se eles [os consumidores] têm geladeira para guardar, se é mais fácil para eles [comprar] o produto industrializado ou in natura”, disse o ministro.
Crivella acrescentou que a pesquisa se destina especialmente aos nutricionistas e responsáveis técnicos pela alimentação escolar. Os profissionais devem acessar o site do FNDE e responder ao questionário disponível até o dia 30 de abril.
De acordo com o ministro, as respostas vão permitir identificar as causas do baixo consumo de peixe na merenda escolar. “[Queremos saber se essas causas estão relacionadas ao] preço, ao transporte, ao armazenamento do produto ou se é a forma de preparo”.
O ministro da Pesca reforçou que o aumento da alimentação de peixe nas escolas beneficia todo o país. “Se essas crianças tiverem o hábito de se alimentar uma vez por semana com peixe, todo o país vai se beneficiar.”
Crivella disse que, ao estimular o consumo de pescados nos colégios, a cadeia produtiva será beneficiada porque mais empresários vão se dedicar ao setor, estimulando a geração de empregos e aumentando a produção. “[Com tudo isso] o pescado vai ficar mais barato e as crianças vão ajudar não só no seu próprio crescimento, mas também a popularizar o alimento”.
Da Agência Brasil
GERAL
Ministério inicia pesquisa sobre consumo de pescado nas escolas
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella, informou que a partir desta segunda-feira (19) será feito um levantamento detalhado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre o consumo de pescado nas escolas públicas brasileiras. Crivella disse que o objetivo é reduzir os preços desses produtos, igualando-os aos do frango, “para que as pessoas possam consumir mais”.
Mais lidas
- 1Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
- 2Bazar Solidário em Toledo fortalece trabalho do Chemin Du Futur e transforma vidas
- 3Eleições definem os rumos do Brasil, e informação confiável fortalece a democracia
- 4Brasil que floresce além do agronegócio tradicional
- 5Toledo debate intersetorialidade no combate ao Trabalho Infantil
Últimas notícias
- 1Defesa Civil de Toledo promove palestra sobre o El Niño no CEU das Artes
- 2Planos de saúde terão que cobrir DIU hormonal em casos de endometriose
- 31º Seminário Regional para Trabalhadores da Saúde acontece em Cascavel na próxima quinta-feira
- 4Coreógrafa de Toledo é convocada para ser jurada em evento internacional de dança
- 5Sicredi Progresso PR/SP recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Ouro Verde do Oeste


