Casa de not%c3%adcias 1144x150

OPINIÃO

Relatório da Sanepar contradiz argumentos a favor do tarifaço

O líder da oposição, deputado Elton Welter (PT) voltou nesta segunda-feira,19, a criticar o novo reajuste das tarifas de água no Paraná. Welter citou o Formulário de Referência de 2011 da Sanepar, documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em resumo, o documento desmente os argumentos da própria Sanepar e do governo estadual em favor do reajuste.

19/03/2012 - 18:12


No relatório, está dito: “O impacto da inflação, da variação dos preços dos insumos e dos juros sobre os financiamentos no triênio 2008 a 2010 não teve relevância tendo em vista o crescimento vegetativo da Companhia, o que gerou receita suficiente para suportar os impactos, conforme pode ser observado nos resultados”.

Mais adiante, o documento afirma: “Com o aumento da eficiência operacional, a Sanepar conquista, de um lado, incremento nas suas receitas e, de outro, redução de custos. A otimização do processo diminuiu a utilização de insumos necessários à produção, como energia, produtos químicos e mão de obra. Dessa forma, ao reduzir o volume produzido por ligação a Companhia também diminuiu os custos de produção”.

Welter afirmou que essas palavras estão em aberta contradição com as afirmações feitas por dirigentes da Sanepar e pelo governo estadual de que o reajuste acumulado de 35,5% em um ano tinha sido necessário para recompor as perdas da empresa e possibilitar seus investimentos.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29