Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Técnicos do ICA vistoriam Aeroporto de Toledo

Uma equipe composta por um engenheiro cartógrafo, um topógrafo e dois auxiliares de topografia do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), do Rio de Janeiro, esteve em Toledo na terça-feira, 20, no Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho. O objetivo da visita era realizar um levantamento do aeródromo de Toledo, para confecção da Carta ADC.

20/03/2012 - 13:59


De acordo com o sargento e engenheiro cartógrafo do ICA, José Messias Barros, a carta ADC é uma ferramenta muito importante para os pilotos, que contêm dados sobre o aeroporto. “Esta Carta representa dados da pista de pouso, edificações, hangares, postos de abastecimento, pátio de estacionamento, além do auxílio NDB (aparelho de navegação aéreo para pouso)”, explicou. O sargento ainda informou que a Carta ADC é uma espécie de planta do aeroporto, ferramenta imprescindível para garantir a segurança dos vôos.
O trabalho de confecção da Carta ADC está sendo realizado em todos os aeroportos do Brasil, há cerca de 20 anos, desde que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou uma portaria exigindo este documento. “O nosso trabalho é realizado diariamente, desde a década de 90. Começamos com os maiores aeroportos do país e, agora, restam apenas quatro localidades depois de Toledo para finalizar a listagem inicial. Porém, este trabalho não termina aqui, pois qualquer reforma ou alteração feita em um aeroporto, faz com que a carta perca validade e uma nova vistoria seja realizada”, explicou.
Após passarem o dia analisando todos os dados no Aeroporto de Toledo, sargento Messias afirmou que o local está totalmente regularizado e apto a continuar recebendo aeronaves de terceiro nível (até 30 passageiros).

Da Assessoria - Toledo

C%c3%b3pia de web banner 550x250px