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EDUCAÇÃO

Setor de Educação Especial orienta professores das salas de recursos

A sala de recursos multifuncional foi novamente tema de evento no Núcleo Regional de Educação de Toledo. Depois dos diretores, pedagogos e secretários municipais de educação, agora participam os professores que atuam nesses espaços educativos. O encontro com os professores das salas de recursos aconteceu nesta quarta-feira, 21, no Auditório do SENAC Toledo, reunindo aproximadamente 30 educadores.

21/03/2012 - 14:25


De acordo com a assessora do setor de Educação Especial do NRE Toledo, Maria Helena Garicoix, o enfoque desta reunião é pedagógico, diferente dos demais encontros promovidos pelo setor na semana passada, que eram técnicos. “Nós realizamos anualmente encontros com os professores da sala de recursos, porque a cada ano temos professores novos assumindo a função, que necessitam de orientações”, explicou.

Segundo ela, o envolvimento dos gestores e equipes pedagógicas no funcionamento da sala de recursos é importante. “A participação e o envolvimento dos gestores e demais educadores com a sala de recursos é fundamental para que a inclusão destes alunos aconteça de fato”, afirma.
O principal objetivo do evento foi orientar os professores quanto a Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, procedimento realizado pelos pedagogos e professores da sala de recursos que identifica alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidade de atendimento especial.

Atendimento
A sala de recursos multifuncional é um serviço de apoio especializado, de natureza pedagógica, que suplementa o atendimento educacional realizado em classes comuns da Educação Básica. Os alunos freqüentam as aulas na classe regular e participam da sala de recursos em horário contraturno. Para a professora Maria Aparecida de Oliveira, que trabalha nas turmas regulares e na sala de recursos, o espaço permite a aproximação com os alunos. “Na sala de recursos nós temos uma proximidade maior com o lado emocional do aluno. Assim é possível entender melhor as suas dificuldades, e contribuir para o seu desenvolvimento”, comenta a educadora, “Na sala de recursos nós estimulamos a autoestima do aluno, valorizamos o que ele produz, e os ajudamos em suas dificuldades, podemos sugerir metodologias diferenciadas para que os outros professores possam alcançá-lo”, registra.
Opinião que também é compartilhada pela professora Silvana Cordeiro dos Santos, que trabalha no Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo. “A sala de recursos é um trabalho lento, mas que traz um desenvolvimento de grande valia para os alunos. É um crescimento que vai além da escola, que contribui para a autonomia e a independência deles. Quando a gente vê o crescimento dos alunos, eles se desenvolvendo em suas habilidades, é muito gratificante”, finaliza.

Da Assessoria

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