“Ninguém melhor do que os moradores do bairro, que conviveram com o colégio em funcionamento, para opinarem sobre o melhor destino para o imóvel”, disse o chefe do Núcleo de Toledo, Léo Inácio Anschau. Participaram 86 pessoas, entre presidentes de associações de moradores e diretores de colégios de bairros próximos, lideranças comunitárias e vizinhos do antigo colégio.
A reunião foi dinâmica, com a palavra aberta à comunidade. Diversos moradores se manifestaram, sugerindo alternativas de uso para o espaço e manifestando o anseio de vê-lo revitalizado. “Fui professora do Olivo Beal por sete anos, e essa escola fez parte da minha vida”, manifestou-se a professora Joana Darc Faria de Souza Silva, “Quando fui presidente da associação de moradores em 2008 nós já conversávamos sobre a situação do colégio. Queremos que o espaço seja ocupado com algo útil, porque o dinheiro público não pode ser desperdiçado desta forma”, disse.
A Associação de Moradores do BNH Rossoni recolheu 487 assinaturas em um abaixo assinado solicitando uma resolução para o caso. Atualmente, o prédio encontra-se em grave estado de deterioração, causado não apenas pela ação do tempo, mas também por atos de vandalismo. Os vizinhos reclamam que o local abriga animais peçonhentos como ratos e morcegos. “Também é vontade do Governo do Estado revitalizar esse espaço, e eu tenho certeza que com o apoio da comunidade isso irá acontecer”, afirmou Léo Inácio aos moradores presentes na reunião.
Ao término do debate, foram elencadas três opções, por ordem de prioridade. A maioria dos moradores do bairro afirmou que o melhor seria que órgãos regionais (como o Núcleo Regional de Educação ou a Regional de Saúde), que hoje ocupam espaços inadequados ou alugados, fossem transferidos para o local. A segunda opção seria a transferência do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos – CEEBJA Toledo para que este tivesse sede própria no espaço, e a terceira opção seria a utilização do espaço pela comunidade, transformando-o em um centro comunitário. O debate e as alternativas levantadas na reunião foram registrados em ata, que será encaminhada a Secretaria de Estado da Educação para prosseguimento.
Da Assessoria
GERAL
Moradores do BNH Rossoni Discutem com NRE Toledo Destino do Olivo Beal
Os moradores do BNH Rossoni, em Toledo, participaram em peso da reunião realizada na terça-feira, 20, na sede do Grupo de Idosos Cristo Rei, com o objetivo de discutir a situação do imóvel onde se situava o Colégio Estadual Olivo Beal. A convocação para a reunião partiu do Núcleo Regional de Educação, que busca uma resolução junto a Secretaria de Estado da Educação para a utilização do imóvel, inativo desde 2002.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses



