Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Moradores do BNH Rossoni Discutem com NRE Toledo Destino do Olivo Beal

Os moradores do BNH Rossoni, em Toledo, participaram em peso da reunião realizada na terça-feira, 20, na sede do Grupo de Idosos Cristo Rei, com o objetivo de discutir a situação do imóvel onde se situava o Colégio Estadual Olivo Beal. A convocação para a reunião partiu do Núcleo Regional de Educação, que busca uma resolução junto a Secretaria de Estado da Educação para a utilização do imóvel, inativo desde 2002.

21/03/2012 - 15:40


“Ninguém melhor do que os moradores do bairro, que conviveram com o colégio em funcionamento, para opinarem sobre o melhor destino para o imóvel”, disse o chefe do Núcleo de Toledo, Léo Inácio Anschau. Participaram 86 pessoas, entre presidentes de associações de moradores e diretores de colégios de bairros próximos, lideranças comunitárias e vizinhos do antigo colégio.
A reunião foi dinâmica, com a palavra aberta à comunidade. Diversos moradores se manifestaram, sugerindo alternativas de uso para o espaço e manifestando o anseio de vê-lo revitalizado. “Fui professora do Olivo Beal por sete anos, e essa escola fez parte da minha vida”, manifestou-se a professora Joana Darc Faria de Souza Silva, “Quando fui presidente da associação de moradores em 2008 nós já conversávamos sobre a situação do colégio. Queremos que o espaço seja ocupado com algo útil, porque o dinheiro público não pode ser desperdiçado desta forma”, disse.
A Associação de Moradores do BNH Rossoni recolheu 487 assinaturas em um abaixo assinado solicitando uma resolução para o caso. Atualmente, o prédio encontra-se em grave estado de deterioração, causado não apenas pela ação do tempo, mas também por atos de vandalismo. Os vizinhos reclamam que o local abriga animais peçonhentos como ratos e morcegos. “Também é vontade do Governo do Estado revitalizar esse espaço, e eu tenho certeza que com o apoio da comunidade isso irá acontecer”, afirmou Léo Inácio aos moradores presentes na reunião.
Ao término do debate, foram elencadas três opções, por ordem de prioridade. A maioria dos moradores do bairro afirmou que o melhor seria que órgãos regionais (como o Núcleo Regional de Educação ou a Regional de Saúde), que hoje ocupam espaços inadequados ou alugados, fossem transferidos para o local. A segunda opção seria a transferência do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos – CEEBJA Toledo para que este tivesse sede própria no espaço, e a terceira opção seria a utilização do espaço pela comunidade, transformando-o em um centro comunitário.  O debate e as alternativas levantadas na reunião foram registrados em ata, que será encaminhada a Secretaria de Estado da Educação para prosseguimento.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px