Casa de not%c3%adcias 1144x150

Trânsito reedita campanha 12 horas sem acidentes

Será realizada nesta sexta-feira, 23, mais uma edição da campanha 12 horas sem acidentes. Das 6 às 18h, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito vão orientar a população sobre os cuidados na prevenção de acidentes. Cerca de 20 agentes, divididos em três pontos, vão orientar a população sobre os cuidados e como prevenir acidentes de trânsito. 

22/03/2012 - 13:13


Se ocorrer algum acidente neste ínterim, imediatamente os agentes iniciam a fiscalização, multando motoristas infratores. “Vamos orientar com relação a uso de equipamentos obrigatórios, extintor de incêndio, cinto de segurança, documentos do veículo, entre outras questões”, explica o diretor do Departamento de Segurança e Trânsito (Deptrans), Givanildo Dallabrida. A meta é conscientizar os motoristas e reduzir o número de acidentes.

A campanha já teve outras edições no ano passado, mas será a primeira de 2012. Conforme o diretor do Deptrans, a maioria das causas de acidentes em Toledo é em função de imprudência dos motoristas e excesso de velocidade. Os motociclistas exigem uma atenção maior do setor, pelo grande número de ocorrência e gravidade dos acidentes, além do crescimento expressivo do número de usuários, tanto homens quanto mulheres. Na moto, como os motoristas estão mais expostos, os riscos de lesões são maiores.

A média de acidentes em Toledo está diminuindo se for considerado o aumento da frota. Toledo conta hoje com 73 mil veículos (incluindo todos os tipos de carros e motos) e registra um crescimento médio de cinco por cento ao ano na frota. Em 2010 foram 134 acidentes, em 2011, 129 registros. Neste ano, a média dos primeiros dois meses é de 105 acidentes. Dallabrida atribui os resultados aos constantes trabalhos de orientação e fiscalização do trânsito, palestras em escolas, blitzes educativas, além de investimentos em sinalização e melhorias viárias para dar mais segurança aos motoristas e pedestres.

“Nosso principal problema é a imprudência e a falta de atenção de alguns motoristas. O cruzamento da Parigot de Souza com a Avenida São João é um exemplo. Mesmo com semáforo, o local é o campeão de acidentes em Toledo”, informa Dallabrida.

Dos 73 mil veículos que Toledo possui, 45.451 são pequenos (caminhonetes e carros de passeio) e 20.331 são motos e motonetas. Cerca de 40 por cento dos acidentes registrados em Toledo envolvem motociclistas, o que preocupa muito. Conforme Dallabrida, a tendência é de um crescimento ainda maior neste setor, pela facilidade da aquisição deste tipo de meio de transporte e economia de combustível. Entre estes usuários estão homens e mulheres, geralmente mais jovens e inexperientes no volante.

A campanha 12 horas sem acidentes conta com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

 

Assessoria Prefeitura de Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29