1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Merendeiras do estado visitam cozinha social de Toledo

Na quinta-feira, 22, dez merendeiras das escolas estaduais de Toledo, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras e Santa Helena fizeram uma visita técnica à Cozinha Social, cujo objetivo foi conhecer o processo da merenda escolar do Município.

22/03/2012 - 14:47


Elas participam do projeto Pró-funcionário e fazem o curso de técnica de alimentação escolar, todos os sábados no Colégio Estadual Castelo Branco (PREMEM). O curso tem duração de dois anos. “As merendeiras visitaram a Cozinha Social para conhecer os procedimentos que são realizados para a produção da merenda, desde a recepção dos produtos a sua finalização”, ressalta a nutricionista do curso de técnica de alimentação, Cláudia Haas Padilha.
No período da manhã, tarde e contraturno, a Cozinha Social fornece 15 mil merendas para 34 escolas municipais, sendo 23 escolas no perímetro urbano e 11 escolas no interior. O objetivo da merenda escolar é fornecer aos alunos uma alimentação saudável e com qualidade. Para isso são utilizados produtos da agricultura familiar, adquiridos do Programa Compra Direta, segundo informa o diretor da unidade central de Produção de Alimentos, Luiz Carlos Bazei.
A merendeira de São José das Palmeiras, Leorice Aparecida Vicente, gostou muito da visita e ficou fascinada com a organização e planejamento de Toledo. “O sistema de Toledo deveria servir de modelo para os outros municípios, pois seria muito bom se todas as cidades tivessem um espaço igual a este”, disse Leorice. 
Segundo a nutricionista responsável pela merenda escolar preparada na Cozinha Social, Janaína Locatelli Pereira, há quatro anos a merenda escolar foi centralizada. Isso melhorou a organização do cardápio e a qualidade dos alimentos fornecidos. Nas segundas e sextas-feiras são servidas comidas doces e às terças e quintas, salgadas. Para garantir uma alimentação mais equilibrada, acrescenta Janaína, é feito um controle rigoroso do óleo, sal e açúcar utilizados no preparo dos alimentos.
As merendeiras terminaram a visita degustando alguns alimentos produzidos na panificadora da Cozinha Social e do Programa Compra Direta, que fornece alguns itens prontos, como pães e bolachas. Para as merendeiras visitantes, os alunos do município de Toledo estão se alimentando de forma saudável, segura e com qualidade.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29