Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Assistência Social apresenta Plano de Monitoramento e Avaliação de Ações Sócio-assistenciais de Toledo

Possibilitar a identificação dos serviços, programas e projetos sócios assistenciais ofertados no município de Toledo, bem como monitorar e avaliar a eficiência e eficácia das ações, a execução dos serviços e os impactos sociais causados. Este é o objetivo do Plano de Monitoramento e Avaliação apresentado nesta quinta-feira, 22, para os responsáveis pelos serviços de Assistência Social de Toledo - governamentais e não governamentais.

22/03/2012 - 14:48


O plano, implantando em 2009, junto com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município, retrata a rede de serviços oferecidos em Toledo e as principais dificuldades que cada projeto. O monitoramento possibilitará o planejamento das atividades, que vai de encontro às necessidades da rede de usuários ou beneficiados, conforme destaca a secretária de Assistência Social de Toledo, Marisa Cardoso.
“Esse monitoramento é feito através de visitas a cada uma das entidades, serviços ou programas ofertados pela Assistência Social, acompanhando as atividades realizadas. Esse plano permite conhecer as principais dificuldades que cada equipamento, entidade ou serviço, possui”, afirma Marisa. “Possibilitar ao órgão gestor a visão da rede sócio-assistencial, seus serviços, programas e projetos, visando à capacitação dos seus envolvidos, possibilitará um atendimento de melhor qualidade à população”.

Monitoramento – De acordo com Marisa o Plano de Monitoramento irá humanizar ainda mais as ações da Assistência Social, proporcionando a interação entre os serviços, com a identificação de interesses comuns, redefinição das formas de abordagem, visando articulação das ferramentas com as demais políticas setoriais, governamentais ou não governamentais. “Pretendemos democratizar a informação, que caracteriza a política de assistência social. Desenvolveremos sistemas de informação que serão base estruturante e produto do SUAS, na integração das bases de interesse para as atividades sócio-assistenciais”, explica a secretária.
O plano é feito anualmente. Durante este período, de acordo com Marisa, o Conselho de Assistência Social de Toledo, juntamente com a equipe técnica da gestão da secretaria da pasta, visitam todos os serviços, fazendo um levantamento das ações, que serão entregues posteriormente aos responsáveis. “Estes visualizarão o que foi realizado. A finalidade maior, deste registro, é para que tenhamos o acompanhamento e desenvolvimento dos serviços oferecidos”, salienta.

Assistência Social em Toledo

O município de Toledo presta atualmente cerca de 40 serviços de assistência social e a meta é ampliar os serviços, embora seja um bom número.“Esse número é bom e pode ser ampliado, com novos projetos, programas e novas entidades, que venham somar as redes sócio-assistenciais”, declara a secretária, adiantando que o próximo passo será ampliar os serviços dos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI’s) e, agora com o novo Centro da Juventude, mais políticas voltadas aos jovens. “Esse trabalho irá somar as ações de proteção social básica, prevenindo futuras vulnerabilidades no município”.
Conforme a secretária, os investimentos em assistência social em Toledo são crescentes e superiores ao que determina a lei. “O município investe de 6 a 7 por cento do orçamento em sua rede sócio- assistencial. Precisamos hoje, e daqui para frente, atingir uma resolutividade melhor dos serviços ofertados. Ainda existem muitas famílias ou usuários em situação de dependência permanente. Priorizaremos pela superação da situação de dependência dos beneficiados”. Para isso são necessários serviços que permitam à família ou usuários desenvolver, por suas próprias condições, iniciativas que superem sua situação de dependência.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29