Para um dos organizadores, Júnior Cândido de Oliveira, é fundamental a conscientização da sociedade sobre a doação de sangue. “Neste ano percebemos que os jovens estão dando mais importância para a campanha e estão participando da Campanha. Assim, auxiliaremos na melhora do estoque do Banco de Sangue de Toledo, para que ele continue salvando vidas”.
Oliveira acrescentou que além do Projeto incentivar a doação de sangue também busca o cadastramento de doadores de medula óssea. “Infelizmente ainda há um número reduzido de doadores de medula óssea e, por outro lado, são muitas as pessoas portadoras de determinadas doenças hematológicas, como a leucemia, que necessitam dessa ajuda”.
Durante esta semana, os organizadores distribuíram folders nas escolas estaduais e nas Universidades do Município.
**Histórico**
Um dos organizadores, Júnior Cândido de Oliveira explicou que o Projeto Vida por Vidas foi realizado pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul em abril de 2005. De acordo com o Projeto a ideia era comparar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comemorado na Páscoa pelos cristãos, doando vida à humanidade, ao ato de doar sangue, salvando vidas; mobilizando assim a sociedade para esta grande ação social.
Oliveira comentou que a partir de 2005 muitos Municípios, Estados e até países foram integrados ao Projeto. “Peças publicitárias de outdoor, veiculação de propagandas em rádio, televisão e jornais, entre outros, passaram a ser utilizadas dando mais visibilidade ao projeto; promovendo também a orientação da população sobre a importância de ser um doador de sangue”.
Em 2006, durante as comemorações do Dia Mundial do Doador Voluntário, em Washington, nos Estados Unidos, o Projeto Vida por Vidas foi homenageado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como “Campanha de destaque da Organização Pan-Americana da Saúde”.
Além da Páscoa, outras datas passaram a fazer parte do calendário da campanha, como o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), e o Dia do Jovem Adventista (19 de setembro).
GERAL
Projeto Vida por Vidas tem como meta atingir 300 doadores em Toledo
A Campanha Nacional de doação de sangue, plaquetas e medula óssea de 2012 – do projeto Vida por Vidas - busca a conscientização da população para realizar a doação de sangue. Em Toledo, a campanha está em sua terceira edição e segue até o dia 31 (sábado), quando um grupo de aproximadamente 60 pessoas fará a doação de sangue. Em 2011, aproximadamente 170 pessoas participaram do Projeto. Neste ano, a meta é ter relacionada no cadastro do Banco de Sangue de Toledo 300 novos doadores.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025