O balanço da empresa nos dá algumas pistas e confirma o que o Deputado Elton Welter (PT) vinha destacando. A atenção da Sanepar está focada em atender e defender os interesses dos acionistas. Esquecem de se importar com quem de fato uma empresa pública deveria se atentar. Os dividendos a serem pagos para os acionistas da SANEPAR aumentaram no incrível patamar de 219%. A empresa que havia repassado aos sócios R$ 37 milhões em 2010 aumentou esse repasse em 2011 para R$ 118 milhões. Um aumento de R$ 81 milhões de um ano para outro. “Esse é o novo modelo de gestão que o governo Richa (PSDB) está implantando no Paraná, onde os interesses de alguns poucos (os sócios da Sanepar) predominam sobre os interesses da maioria da população paranaense (os usuários)”, afirma Welter.
O Deputado Elton Welter condenou esses aumentos abusivos pelas seguintes razões: o aumento é muito superior ao aumento da renda das famílias paranaense, afetando o seu orçamento; o aumento não tem justificativa plausível; o governo está indexando a tarifa de água ao índice de inflação e não ao aumento de custos que a empresa teve nos últimos 12 meses; a própria Sanepar em documento oficial reconheceu que nos anos anteriores não aumentou a tarifa em função de aumento de produtividade, melhora da eficiência e redução de custos, portanto não tinha defasagem na tarifa anteriormente praticada; agora vem o balanço da empresa e confirma que esse tarifaço visa aumentar o lucro para repassá-lo aos sócios, sobrando ao consumidor pagar essa conta através do aumento da conta da água.
Por todas essas razões é que a Oposição vem tomando todas as medidas possíveis para barrar esses aumentos.
Da Assessoria
GERAL
Balanco confirma: Acionista da Sanepar tem 219% de dividendos
A Sanepar divulgou na quinta- feira (22) o balanço anual de 2011. Os números que se destacaram foram: aumento da receita em 18%; aumento das despesas em 11%; aumento do lucro líquido em 84% e dividendos para acionistas 219%. O Líder da oposição Deputado Elton Welter (PT) denunciou desde fevereiro que o aumento de 16,5% anunciado pela empresa para vigorar a partir do dia 21 de março mais o aumento patrocinado pelo Governo de 16% no ano passado é um tarifaço de 35% que irá afetar o orçamento da família paranaense. Por esse motivo é que a oposição acionou o Ministério Público para abrir investigação sobre as razões desse aumento.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



