1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Debate sobre liderança, em pequenas empresas, mobiliza empresários em Cascavel

A segunda edição do Seminário Desafios do Crescimento, realizado pelo Sebrae/PR , em Cascavel, lotou o anfiteatro Emir Sfair de empresários e representantes de micro e pequenas empresas do oeste paranaense. Cerca de 700 pessoas ouviram, atentas, dicas de palestrantes e empresários de sucesso, que compartilharam seus conhecimentos sobre o tema liderança.

23/03/2012 - 13:01


Sérgio Drehmer, que mora em Corbélia e tem empresa em Cascavel, não perdeu a oportunidade de participar. “Pude entender vários lados de uma boa liderança sob o ponto de vista diferente de cada palestrante. Agora estou absorvendo todo o conteúdo e pensando no que pode dar mais resultado dentro do meu negócio”, relatou o empresário.
A programação teve início com palestra com o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, que falou sobre “A Arte de Liderar”. “Assim como a arte, ser líder não é somente exercer um dom. É preciso treinar muito. Liderança dá trabalho, sim. É fruto de uma escolha que se faz e tem que ser lembrada e exercitada todos os dias”, enfatizou.
Com base em exemplos de líderes mundiais, Allan Costa destacou o papel social do líder. “Os líderes, comprometidos com a sociedade, e uma liderança ética são insubstituíveis. O que torna uma pessoa líder são suas atitudes, gestos e ações, o seu legado. O líder empresarial não é diferente. Vocês precisam perguntar todos os dias para quem estão sendo insubstituíveis”, reforçou.

Investir em pessoas
Os empresários Ruy Shiozawa, Janete Vaz e Luiz Donaduzzi, conduzidos pelo mediador Pedro Melo, debateram a liderança na prática. “Gostei muito das falas dos empresários. Eles começaram pequenos e hoje já têm muita experiência. É bom poder aprender com os erros e acertos dos outros”, disse o empresário Otávio Ribeiro Fagundes, um dos participantes do Seminário.
“Acreditamos em uma gestão participativa com uma dose de coragem e ousadia”, salientou a cofundadora do Grupo Sabin, Janete Vaz, em uma de suas explanações. “No começo, era difícil criar equipes de lideranças dentro da empresa. Hoje, fazemos avaliação 360 graus com nossos colaboradores e eles têm acesso a tudo aquilo que precisam melhorar. Estamos em mobilização constante para manter a equipe motivada”, acrescentou.
Para Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil, com um bom ambiente de trabalho na empresa, se gasta menos e a produtividade aumenta. “Construindo um clima agradável para os colaboradores, isso volta pra empresa em resultados. Apesar de simples e, até óbvio, é preciso lembrar aos líderes que pessoas infelizes geram clientes infelizes. Um clima bom, é muito mais lucrativo. Ouçam seus funcionários e construa confiança”, propôs.
Na plateia, a auxiliar contábil de Quatro Pontes, Maidi Maria de Carvalho, prestava a atenção no conteúdo e se colocava ora no lugar dos líderes, ora como colaboradora de uma empresa. “Acredito que, todos nós somos líderes, pelo menos em algum momento ou em algum ponto. É muito válido poder conhecer a experiência de outras pessoas, para aplicar os ensinamentos em nosso dia a dia.”

Liderança regional
No centro do debate, também figurava um sucesso empresarial da região. Luiz Donaduzzi, diretor-presidente da Prati-Donaduzzi, empresa de Toledo. Com uma empresa de mais de 3 mil colaboradores, Donaduzzi explicou aos participantes um pouco do funcionamento do seu negócio.
“Investir em pessoas é o melhor negócio de todos. O resultado vem em 30 dias. Atualmente, na empresa, temos 190 líderes de equipes de 5 a 15 pessoas. Também trabalhamos com a figura do ‘multiplicador’, a qual temos cerca de 30 dentro da empresa e que têm o papel de ensinar os outros. Temos pessoas ensinando pessoas o tempo todo”, valorizou o empresário.

Escolhas
O estrategista e humanista, Marcos Aurélio Vianna, também conhecido como Professor Vianna, fechou a programação de exposições da segunda edição do Seminário Desafios do Crescimento, em Cascavel, também falando sobre o propósito da liderança. “Vocês já ouviram coisas maravilhosas aqui, da experiência de profissionais de sucesso. Aí se perguntam: mas ninguém falou dos impostos, dos lucros que minha empresa pode ter. Todas essas experiências são ferramentas para maximizar os resultados das suas empresas”, alegou.
Segundo Vianna, aceitar ou, ao menos, ouvir novas ideias; perceber que o mundo está diferente e uma nova geração de líderes vem se formando; são os primeiros passos para melhorar o desempenho dentro das empresas. “Nós temos que descobrir o que é necessário nesse novo momento, como o investimento em pessoas, por exemplo. É a história do legado que se quer deixar. Ser positivista, ou seja, avaliar as oportunidades com grande realismo”, sugeriu o palestrante.

Seminário
O Seminário Desafios do Crescimento é uma das ações do Sebrae Mais, programa voltado para empresas consolidadas no mercado, que buscam crescimento e melhorias na gestão. Além de Cascavel, o evento foi promovido nas cidades de Curitiba, no último dia 14; Francisco Beltrão, no dia 22; e será realizado nas cidades de Maringá e Londrina, nos dias 27 e 28, respectivamente.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/PR, no oeste,  Orestes Hotz, o Seminário é um momento de aprendizado em que os empresários saem da rotina para ouvir experts em liderança. “Um momento para aprender a olhar para o futuro de suas empresas, e perceber que o crescimento é feito por cada um que está à frente de sua empresa e equipe. Seminários como esse, são bons momentos de aprendizado e absorção de conhecimento prático, compartilhado por pessoas renomadas e de sucesso".

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29