Os projetos, dos professores Carlos Alberto Gonçalves Junior, Crislaine Colla, Mirian Braun, Moacir Piffer, Pery Shikida e Valdir Galante, foram aprovados em diversas modalidades e discutem desde a crise financeira de 2008 até questões regionais locais, como o desenvolvimento urbano de Toledo e o crescimento econômico paranaense. Dos doze projetos aprovados para a Unioeste no edital da Fundação, quatro foram para o Colegiado de Ciências Econômicas de Toledo.
Além desses projetos aprovados neste ano e nos anos de 2010 e 2011, os professores Jandir Ferrera de Lima, Jefferson Ramundo Staduto, Lucir Reinaldo Alves, Ricardo Rippel e Weimar Freire da Rocha Junior tiveram projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária e por prefeituras, demonstrando o potencial dos pesquisadores em carrear recursos de fomento para a pesquisa.
Essa captação de recursos tem beneficiado diretamente não só o Colegiado de Ciências Econômicas quanto o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas de Toledo. Além disso, tem beneficiado alunos da graduação e pós-graduação que tem tido acesso a um número maior de bolsas de iniciação cientifica, auxílio à pesquisa e estágios profissionais.
Além disso, os Grupos de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Gepec) e Transporte, Logística e Modelagem de Sistemas (Translog), que capitaneiam as pesquisas do Colegiado, tem alcançado indicadores de produção cientifica expressivos nos últimos anos, fortalecendo a Unioeste/Campus de Toledo como uma referência nos estudos regionais e urbanos.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Ciências Econômicas de Toledo capta recursos para pesquisa
Professores do Colegiado de Ciências Econômicas do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vem se destacando na captação de recursos para pesquisa e na produção científica, na área de Ciências Sociais Aplicadas da Instituição. Recentemente, conseguiram aprovar quatro grandes projetos no Edital Universal de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025