Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Ciências Econômicas de Toledo capta recursos para pesquisa

Professores do Colegiado de Ciências Econômicas do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vem se destacando na captação de recursos para pesquisa e na produção científica, na área de Ciências Sociais Aplicadas da Instituição. Recentemente, conseguiram aprovar quatro grandes projetos no Edital Universal de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária.

24/03/2012 - 07:32


Os projetos, dos professores Carlos Alberto Gonçalves Junior, Crislaine Colla, Mirian Braun, Moacir Piffer, Pery Shikida e Valdir Galante, foram aprovados em diversas modalidades e discutem desde a crise financeira de 2008 até questões regionais locais, como o desenvolvimento urbano de Toledo e o crescimento econômico paranaense. Dos doze projetos aprovados para a Unioeste no edital da Fundação, quatro foram para o Colegiado de Ciências Econômicas de Toledo.
Além desses projetos aprovados neste ano e nos anos de 2010 e 2011, os professores Jandir Ferrera de Lima, Jefferson Ramundo Staduto, Lucir Reinaldo Alves, Ricardo Rippel e Weimar Freire da Rocha Junior tiveram projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária e por prefeituras, demonstrando o potencial dos pesquisadores em carrear recursos de fomento para a pesquisa.
Essa captação de recursos tem beneficiado diretamente não só o Colegiado de Ciências Econômicas quanto o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas de Toledo. Além disso, tem beneficiado alunos da graduação e pós-graduação que tem tido acesso a um número maior de bolsas de iniciação cientifica, auxílio à pesquisa e estágios profissionais.
Além disso, os Grupos de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Gepec) e Transporte, Logística e Modelagem de Sistemas (Translog), que capitaneiam as pesquisas do Colegiado, tem alcançado indicadores de produção cientifica expressivos nos últimos anos, fortalecendo a Unioeste/Campus de Toledo como uma referência nos estudos regionais e urbanos.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29