A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, também discursou. E, para abrilhantar a noite, foi convidado Eliel Eleutério, do Musical Vivace Show, que tocou no violino a música ‘Viva la vida’.
Dois profissionais consolidados foram chamados para compartilhar experiências. O professor Cláudio Brunetto falou de Empreendedorismo, com base no seu conhecimento empresarial. São treze anos à frente do escritório Contab, com a prestação de serviços de consultoria, auditoria e contabilidade. Ele contou como era o escritório, como é hoje e onde a equipe ainda pretende chegar.
“Montar o próprio negócio tem vantagens e desvantagens”, afirmou o contador, pontuando que, para o crescimento profissional, além de apresentar habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, é essencial focar uma especialidade.
Entre as principais características de um empreendedor, citou criatividade, capacidade organizacional, liderança, visão de futuro, coragem para assumir riscos, persistência, habilidade para trabalhar em equipe, interesse por soluções e inovações para seu negócio, saber ouvir as pessoas e ter facilidade de comunicação e expressão.
No segundo momento, o administrador e master coach, Adelar Siqueira Júnior, do Sibop, falou da importância do planejamento para abrir novos caminhos. “Boa-noite aos excelentes profissionais formados por uma brilhante Universidade”, sentenciou o egresso do Câmpus.
Com o pensamento de Woody Allen deu início à motivadora reflexão: “Me interessa o futuro porque é aonde vou passar o resto da minha vida”. E mencionou também Lewis Caroll: “Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Siqueira frisou que para alcançar o sucesso é necessário ter certeza do que se quer: “É preciso querer ser direcionado, ter ousadia, viver a graduação, ouvir seus professores e se espelhar em alguém”.
Seu norte foi o caso real de um jovem que transformou uma dificuldade da graduação em oportunidade. Quando procurava por um modelo de impressora na internet, Romero Rodrigues, 21 anos, teve uma boa ideia e, com três colegas, criou o site de pesquisa Buscapé.
Encerrando, Siqueira aconselhou: “Não basta só ter foco, é preciso ação, reflexão, ser o melhor; sucesso não depende de sorte, depende da implementação de boas ideias, de coragem, planejamento, estudo e trabalho”.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
'Profissional do século 21' é tema de Aula Magna Integrada em Cascavel
Sob a temática ‘Profissional do século 21: Qual a sua meta?’ foi realizada na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, a Aula Magna Integrada 2012, que reuniu professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Sistemas de Informação. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Maria Denardi, representou os coordenadores, abrindo o evento com palavras de incentivo. "A diferença do profissional deste século está no interesse em buscar mais informação, em participar de eventos da área e em traçar metas para vencer ainda na graduação", refletiu.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



