Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Ministro da Saúde vai ao Noroeste do Paraná para agenda de inaugurações

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Maringá neste domingo (25) para agenda de inaugurações. Na ocasião, Padilha vai inaugurar uma  central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  uma Unidade Básica de Saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 3 – aquelas que apresentam capacidade para atender até 450 pessoas por dia.

24/03/2012 - 07:42


Entusiasmado com a visita do Ministro, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) relembrou os avanços da saúde no Paraná no último ano. “Mais investimentos e melhoria na agilidade do atendimento à saúde são pedidos que recebo constantemente por onde passo. E a vinda do ministro para estas inaugurações mostra os anseios da população estão se tornando realidade.”, comemorou.
O parlamentar ressaltou ainda o novo curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), que foi autorizado pelo Ministério da Educação em novembro de 2011 e contará com 100 vagas anuais, a partir de 2012. “Há um esforço por parte do Ministério da Saúde e Educação para aumentar o número de médicos no país, principalmente em cidades do interior. E o novo curso de medicina do Cesumar levará uma nova oferta de médicos para todo o Noroeste do Paraná”, afirmou Zeca Dirceu.
 Tratativas estão adiantadas também para concretização de um investimento federal de R$ 5 milhões para aquisição de equipamentos ao Hospital do Câncer de Umuarama, que está em construção. Deste montante, já foram empenhados R$ 200 mil pelo Ministério da Saúde. “A obra do hospital está bem adiantada e, em breve, os pacientes com câncer da região Noroeste do estado passarão a ter mais conforto para se tratar pois não precisarão mais se deslocar 288 km até Cascavel, como fazem hoje”, declarou o deputado.
Zeca Dirceu irá aproveitar a visita do Ministro para levar a ele outras demandas. “Implantação de novas Academias da Saúde no Noroeste e desafios referentes à reforma e ampliação de UBS estão entre as nossas novas reivindicações”, afirmou.

Mais assistência
As UPAs oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Elas ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de emergência no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.
Já as UBS são unidades onde o paciente pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29