A iniciativa é do Sebrae/PR e do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Associação Regional da Agroindústria (AREA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
A capacitação “Informática básica para a agroindústria familiar” será realizada em Maringá, nos dias 2 e 3 de abril. De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Joversi Luiz de Rezende, trata-se do primeiro passo para a inserção das agroindústrias nas exigências atuais de mercado. A iniciativa também reflete a realidade do segmento, já que a maioria dos produtores não pertence à geração daqueles que cresceram com a informática.
“A informática e a internet agilizam e facilitam diversos procedimentos de gestão e de relacionamento com os clientes. Por isso, é essencial para tornar o segmento mais competitivo”, destaca Joversi de Rezende.
Freud Oliveira, coordenador do Cesumar Empresarial (área de empreendedorismo e inovação), afirma que a informática e o universo online são aliados poderosos. “O fato de as agroindústrias estarem sediadas na zona rural não é mais pretexto para se manterem excluídas desse processo de modernização tecnológico”, acrescenta.
O coordenador do Cesumar Empresarial explica que a capacitação vai abordar o bê-á-bá da informática, isso é, ensinará desde como ligar e comprar um computador, até demonstrações de como navegar na internet. “Também será ensinado como utilizar diversos programas básicos para que os produtores possam saber operar a máquina e usufruir dessa tecnologia em suas atividades”, enfatiza Freud Oliveira.
O presidente da AREA, Marcelo Braga, atua há 13 anos no ramo de doce de leite e é um dos produtores que participará da capacitação. Animado e com boas expectativas, ele conta que pretende aprender a utilizar o correio eletrônico, a fazer pesquisas na internet, a elaborar planilhas de cálculo, tabelas de preço e controle de estoque.
“A capacitação trará um grande avanço para as agroindústrias, principalmente por ser específica para o segmento. Eu, por exemplo, atendo supermercados que pedem o envio de informações de preços e produtos por email, já que é um canal mais rápido e objetivo. Então, para atender e vender aos clientes da atualidade é preciso saber utilizar a ferramenta”, destaca Marcelo Braga.
Para participar
Produtores e colaboradores de micro e pequenas agroindústrias familiares interessados em participar da capacitação podem se inscrever no Cesumar, que fica na Avenida Guedner, 1.610, telefone (44) 3027-6360, ramal 181.
O Sebrae/PR em Maringá também realiza inscrições. A entidade fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474. O contato é a Rosana. As aulas serão realizadas nos períodos da manhã e tarde, e há 30 vagas.
Da Assessoria
Produtores do Noroeste do PR aprenderão o bê-á-bá da informática
Computador e internet são ferramentas consideradas elementares para a gestão de qualquer empreendimento. Muitos empresários, porém, ainda sofrem com a falta de familiarização com essas tecnologias. Para gestores de micro e pequenas agroindústrias familiares do noroeste do Paraná, tais dificuldades estão próximas do fim, já que terão a oportunidade de aprender, gratuitamente, o bê-á-bá da informática.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


