1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Farmácia Escola da Unioeste será aberta nesta segunda

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reabre nesta segunda-feira, dia 26, no Campus de Cascavel a Farmácia Escola Unioeste Farma. Com a coordenação da professora Simone Maria Menegatti de Oliveira, também diretora técnica, a Unioeste Farma contará com o trabalho de cinco professores plantonistas e uma farmacêutica. Inicialmente serão realizados somente trabalhos de dispensação de medicamentos (venda e assistência). Os estágios com os alunos do curso de Farmácia deverão ser iniciados dentro de 10 dias.

25/03/2012 - 08:15


A Farmácia Escola prestará atendimento somente à comunidade interna da Unioeste e, além da venda de todo tipo de medicamento comercializado pelas farmácias comerciais, também serão realizados serviços de acompanhamento fármaco terapêutico de hipertensos e diabéticos. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sem interrupção.

Benefícios
Os preços dos medicamentos serão mais acessíveis, uma vez que a Farmácia Escola não visa lucro, observa a coordenadora Simone de Oliveira, ao garantir que a comunidade interna da Unioeste receberá assistência farmacêutica diferenciada. Além disso, a Farmácia deverá manter convênio com associações e sindicatos dos docentes e dos funcionários da Instituição, entre outras. 
Segundo ela, há uma expectativa muito grande com relação à reabertura da Farmácia. “É um campo para o desenvolvimento de projetos e, para os acadêmicos do curso de Farmácia, a garantia de campo de estágio. Os alunos irão aprender o ideal no atendimento ao usuário de medicamento, além da aplicação de injetáveis, verificação da pressão arterial, temperatura e inalação”, prevê a coordenadora.

A história
A Farmácia Escola da Unioeste foi implantada em 23 de setembro de 2003 e funcionou até 2005, quando foi fechada devido à rescisão do contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), que emprestava o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para que fosse possível sua abertura e funcionamento.
Dois anos depois, em 2007, a Farmácia já contava com CNPJ próprio, mas antes de ser reaberta a Auditoria da Unioeste entendeu que ela não deveria atuar como um órgão isolado do restante da Instituição. Para tanto, toda a documentação precisou ser reencaminhada.
Durante este período, as regras de exigências da Vigilância Sanitária para liberar o funcionamento da Farmácia foram alteradas, exigindo-se que outros setores do Campus de Cascavel fossem também reestruturados para receber a licença. Exigências atendidas, nova documentação foi encaminhada e em maio do ano passado foram realizadas as primeiras licitações para a aquisição dos medicamentos, que agora passam a ser disponibilizados à comunidade universitária.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29