Casa de not%c3%adcias 1144x150

Contrato assinado! O próximo desafio é garantir equipamentos e a gestão do Hospital

Nesta segunda-feira (26) foi realizada a cerimônia de assinatura do contrato de construção de Hospital Regional em Toledo com a empresa Endeal Engenharia e Construções Ltda, de Curitiba. Estiveram presentes prefeitos, secretários de saúde, deputados federais e estaduais, representantes partidários e comunidade em geral, todos que colaboraram para que o Hospital Regional fosse uma realidade. A cerimônia foi em clima amistoso e de reconhecimento que a obra é uma conquista coletiva e suprapartidária. Todos os oradores destacaram o desafio de equipar e garantir a gestão do Hospital, os quais receberam sinal verde dos governos federal estadual.

26/03/2012 - 19:26


 A obra será construída em uma área de 8.878,74 metros, totalizando três blocos, com dois pisos cada. A estrutura terá uma capacidade inicial de 88 leitos, com salas de atendimento, de cirurgias, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), entre outras estruturas. O atendimento será exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a administração deverá ser feita através de um consórcio, com a participação de todos os municípios envolvidos. A execução da obra exigirá um investimento de R$ 11.863.509,46.

Durante a cerimônia, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, lembrou a trajetória para a construção do Hospital Regional. “É um dia especial vivido por todos. Também quero agradecer ao Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo que auxiliou as lideranças para o desenvolvimento do processo. A construção do Hospital Regional é o maior investimento realizado em Toledo. Enfim, quero agradecer a todos pelo empenho, dedicação e cordialidade”.

O prefeito de Toledo acrescentou que independente de filiação ou bandeira partidária, as lideranças procuraram auxiliar no processo para que este momento fosse realizado. “A obra não será entregue por mim, mas estou autorizado pelo Governo Estadual e pelo Governo Federal a dizer que em junho e julho devem ser liberados os recursos necessários para a compra dos equipamentos desta unidade. Nós ainda temos a responsabilidade de juntamente com os prefeitos iniciar um pensamento de formatação do Ciscopar para gerenciar esta unidade que começa sem um passivo do passado”.

O deputado federal, Zeca Dirceu (PT) destacou a união de todas as esferas para a realização da construção do Hospital Regional. Ele relatou que o Governo Federal fará um grande investimento que vai beneficiar Toledo e região em uma área considerada sensível: a saúde. “Ainda há desafios enormes para serem vencidos. Eu tenho visitado a região e observo que a população quer um atendimento mais rápido e mais eficiente. Uma estrutura deste porte vai criar um ambiente para que as ações na saúde aconteçam de forma mais qualificada e, principalmente com mais agilidade”.

No início do ano passado – quando tomou posse - Zeca Dirceu relatou que muitos prefeitos e vereadores da região o procuraram com as demandas da saúde e uma delas era esta obra. “Fui procurado pelo deputado estadual Elton Welter, pelo vereador Adriano Remonti e por outras lideranças que estavam preocupados com esta luta. Eles argumentavam os dez anos que haviam se passado e, principalmente da importância deste hospital. Todos queriam uma decisão mais concreta do Governo Federal. Eu me sensibilizei, pois não poderia de deixar de defender estas ações até porque considero que as boas ideias e as grandes questões públicas não tem dono, não tem responsável único, mas sim, são frutos de uma ação coletiva como todos aqui falaram. Então conversei com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por entender a importância do hospital regional em Toledo, para o Oeste e procurei agilizar para que os recursos fossem empenhados”.

Zeca Dirceu enfatizou que ele vai estar atento para que a obra mantenha um ritmo durante a construção. “O Ministro Padilha está envolvido e entusiasmado com esta obra e estaremos a disposição. Padilha disse que vai honrar os compromissos que fez com Toledo. O Governo Federal se responsabilizou em liberar cada recurso conforme a medição da forma mais rápida possível e será parceiro em outros momentos, como no momento de equipar o hospital ou no custeio das ações do SUS”.

Com relação ao Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), o deputado federal avaliou que alguns Municípios da região Oeste tiveram um bom desempenho, porém outros não. “A Atenção Básica tem um papel importante na saúde. No ano passado, lutei para que o Governo Federal ampliasse os repasses na área de saúde e tivemos uma primeira vitória que beneficia Toledo e região, o Governo aumentou em 20% o repasse para manter funcionamento do Programa Saúde na Família – considerado o mais importante na saúde básica - porque paga os enfermeiros, os médicos entre outros profissionais. Assim, o Município que cumprir a meta estabelecida para melhorar a qualidade no atendimento vai ter uma avaliação a cada período e poderá receber até 100% a mais de recursos do Governo”.

O deputado estadual, Elton Welter (PT), destacou que a obra é fruto da articulação política de muitas forças, suprapartidárias. “Eu, Zeca e Gleisi estivemos pessoalmente empenhados e da mesma forma outras lideranças de Toledo e região e isso mostra que com o empenho de todos uma boa causa acontece”.

Welter destacou ainda os desafios para a implementação do Hospital. “É uma obra que apenas está começando e o desafio é garantir a implantação de alta complexidade, este é um desejo regional que irá atender mais de 500 mil pessoas. Isso tudo nos mostra que vale a pena ser republicano”.

Sobre o Índice de Desempenho do SUS - IDSUS no município Welter alertou que o município falhou na atenção básica, já que numa escala de 0 a 10 pontos, Toledo obteve nota 4,48 pontos, valor menor que o índice médio da 20ª regional, estadual e nacional. “Toledo tem que correr atrás disso. A locação de recursos foi um processo puramente curativo e não preventivo. Toledo poderia ter 15 a 18 equipes de Saúde da Família e certamente o índice seria melhor”.

O deputado federal, Dilceu Sperafico (PP), enfatizou que esta obra (Hospital Regional) não é de Toledo, mas de uma microregião localizada no Oeste do Paraná composta por aproximadamente 500 mil habitantes e da qual faz parte o Ciscopar. “O Hospital Regional está vindo para complementar a saúde de Toledo e região. Os hospitais precisam do apoio dos prefeitos, porque são à base da saúde. Não podemos nos esquecer da UPA, dos postos de saúde e dos hospitais que estão dando sustentação atualmente. Este hospital quando ficar pronto ainda será pequeno diante da necessidade da região”.

Sperafico afirmou que o Governo Federal deve continuar olhando pelos hospitais filantrópicos da região. “São hospitais que poderemos direcionar recursos, porque eles farão uma base para que este hospital tenha sucesso no futuro. Esta etapa está vencida. Temos uma emenda para que os equipamentos sejam adquiridos e imediatamente instalados. Não adianta colocar a obra física e não colocar os equipamentos ou realizar o credenciamento ao SUS”.

Segundo a prefeita de Ouro Verde do Oeste, Cleonice Alves, hoje é um dia de comemoração para os Municípios menores e que não possuem uma unidade hospitalar. “Vocês podem imaginar a nossa angústia, o nosso desespero quando um cidadão necessitando de atendimento bate em nossa porta. Um vereador dizia sobre a importância da saúde e da educação. Eu digo que são prioridades um e um, principalmente nas cidades pequenas. Mas no nosso caso a saúde, neste momento, é prioridade um A”.

Ela agradeceu as lideranças pelo empenho desde a aquisição da área até a efetivação da licitação para o início da construção da obra. “Faço um apelo a todos que apoiem este projeto, pois ele ainda está começando e sabemos das dificuldades futuras. Conclamo que todos trabalhem para que esta obra seja realidade o mais breve possível, porque sabemos da urgência que tem o nosso cidadão de melhor atendimento de saúde”.

Para a prefeita de Pato Bragado, Normilda Koehler – que falou em nome dos prefeitos da Amop – 26 de março é uma data que vai ficar marcada na história da região. Para ela, somente os prefeitos e os secretários de saúde presentes na assinatura conhecem a angústia vivida por todos no momento de encaminhar um paciente para atendimento. “O Município de Pato Bragado viveu nos últimos dias uma tristeza, pois a cidade perdeu mais uma criança por falta de atendimento, por falta de local para encaminhar a paciente. Este é o momento de darmos as mãos e agradecer a Toledo, aos deputados que não mediram esforços para que pudéssemos ter recursos parar iniciar esta obra”.

O prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti – representando o Ciscopar – disse que atualmente o Consórcio é um dos mais organizados no Estado e porque não dizer no Brasil, disse ele. “O Ciscopar ainda tem como desafio gerenciar o SAMU e o Hospital Regional que vai atender os 16 municípios. Como a prefeita Normilda disse a nossa angústia, é quando precisamos de média e alta complexidade, muitas vezes, abrem vagas em Pato Branco ou Francisco Beltrão. Nós temos a certeza de que este benefício é para a população da nossa região e com gerenciamento dos prefeitos que assim o fazem com respeito a população e ao dinheiro público”.

Por Selma Becker e Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29