1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

Holsbach é eleito o novo presidente da Câmara com votos da oposição e situação

Nem oposição, nem situação o resultado da votação da presidência da Câmara foi quase unanimidade.  O vereador Adelar Holsbach é o presidente eleito para a gestão 2011 – 2012, por 10 votos a 1. O único voto para o vereador Paulo dos Santos foi dele mesmo. A sessão teve inicio às 18h, depois de muitas negociações e acordos, o resultado obtido poderá mudar o rumo da pauta política das eleições 2012.

13/12/2010 - 19:52


No início da tarde, na sessão ordinária, a movimentação dos vereadores era grande. Todos se declaravam candidatos, mas todos também sabiam que, as configurações ensaiadas até então não se concretizariam.  As tentativas em torno dos nomes de João Martins (PDT) e Eudes Dallagnol (PP) falharam.  O resultado final demonstrou que o grupo da base de sustentação da administração municipal foi mais habilidoso, mobilizou os atores políticos capazes de articular ou desarticular acordos.

O resultado final demonstrou que, Adelar Holsbach foi eleito com votos não só da situação, mas pelo menos, de três vereadores da oposição.

Avaliação

O vereador Adelar Holsbach (PDT) disse à imprensa que considerou a possibilidade de ser o candidato à presidência quando chegou à Câmara e foi procurado pelos demais vereadores do grupo. “Na primeira vez, quando foi eleito o Renato Reimann era para ser o meu nome e eu abri mão, porque na época não tinha muito tempo a dispor. Agora, consegui ajeitar as coisas na minha vida e tenho este tempo a dispor para cuidar da Casa. No primeiro momento, achei que só teria seis votos (cinco dos meus companheiros e o meu voto) e fico feliz quando aparecem dez votos. Isto é um trabalho que faço e as pessoas conhecem e reconhecem o meu trabalho”.

Articulação para 2012

Holsbach avalia que o resultado desta segunda-feira (13) não deve ter reflexo em 2012. “Acho que não. Eu fico feliz, porque nesta Casa de Leis, sempre falo que oposição e situação são todos meus companheiros, sou amigo de todos. Eu sempre trabalhei assim e vou continuar trabalhando assim. Eu vou trabalhar em prol da Câmara para que todos os vereadores sejam agraciados”.

Compromisso Político para sucessão

O presidente eleito disse não existir compromisso político entre o grupo e ele para a sucessão municipal. “Não tem nada a ver. Fizemos as eleições há dois anos e estávamos juntos com o grupo do PDT, PSDB, PP e vários partidos - e elegemos o José Carlos Schiavinato. Na época, ficou incumbido que eu fosse candidato à Presidência da Casa e o grupo estaria comigo. Desta vez, coloquei o meu nome a disposição e o grupo resolveu votar em mim. Inclusive, foram eles que articularam a minha candidatura, devo isso aos meus amigos e companheiros que sempre fui fiel a eles e eles também foram leais a mim”.

Sobre a orientação do PDT da bancada integrar a oposição

Em visita a Toledo, antes do segundo turno para Presidente da República, o Senador Osmar Dias declarou a imprensa que tinha orientado os vereadores do PDT para integrarem a oposição, na época ele disse: “se depender de mim, da minha posição o PDT deixa a administração municipal e faz o papel que lhe cabe na Câmara de Vereadores, oposição responsável, cobrando e fiscalizando a administração municipal (veja na integra http://www.casadenoticias.com.br/videos/73)”.

Adelar Holsbach declarou: “O senador Osmar Dias me pediu como estava andando a política em Toledo, e eu respondi que junto com o vereador João Martins fazíamos parte da situação. Votamos no senador Osmar Dias, fizemos o nosso trabalho como deveria. Na época, ele falou que hoje a posição dele seria ser oposição no Município de Toledo e eu coloquei para ele que ficaríamos na situação, porque assim fizemos a Campanha das Eleições passada e ele me deixou bem claro, tanto para mim como para o João que ele não iria interferir, porque ele interferiu duas vezes no Município e fez com que o PDT ficasse em “maus lençóis”. Ele falou que desta vez a posição dele seria oposição, mas ele não iria interferir no partido em Toledo”.

Sobre a Emdur

Sobre as recentes denuncias de suposto desvio de cerca de R$ 1,5 milhão e de esquema de esquente de notas fiscais, Adelar Holsbach disse que a Câmara já ouviu o diretor superindentente, José Eduardo Corrêa e a questão da CPI é preciso ser analisada novamente.

“Temos uma CPI tramitando nesta Casa de Lei. Temos até que rever isso. Tenho que ver certo como funciona isto, porque já existe uma CPI aberta e não pode ter duas CPI’s ao mesmo tempo. Preciso conversar com o atual Presidente Renato. Após esta CPI vamos sentar junto com a posição e oposição e vamos ver o que faremos sobre este caso. As investigações vão continuar acontecendo”.

Estrela solitária

O vereador Paulo dos Santos (PT), que fez um voto para Presidente da Casa, seu próprio voto disse que seu voto foi simbólico.   “O partido entende que não poderia dar unanimidade ao candidato do Prefeito. Infelizmente, o Prefeito tem o Legislativo como um acessório do Executivo Municipal e, por isso, nós fizemos esta oposição simbólica, fazendo um voto para demonstrar realmente que não pode ser unanimidade nenhuma ação na Câmara. Certamente saímos fragilizados, já entediamos que seria difícil qualquer movimento para ganhar a presidência da Casa, ou melhor, até o dia de hoje pela manhã, tínhamos um candidato com reais possibilidades de ganhar, mas até o Governador eleito do Paraná, Beto Richa, entrou na jogada e ligou para alguns vereadores para reverter votos. Então, a única forma de não dar unanimidade foi votar em mim, para demonstrar ao candidato do Prefeito que ele tem o voto daqueles que coadunam com a forma com que são conduzidos os trabalhos nos dois poderes: Legislativo e Executivo”.

Eleições 2012

Com relação se esta nova configuração na Câmara pode interferir no processo político de 2012, o vereador Paulo dos Santos acredita que sim. “Para 2012 certamente. O PDT que tem duas cadeiras e agora um dos mandatos do PDT era ocupar a Presidência do Legislativo tem grandes possibilidades de compor a oposição junto com o PT e o PMDB, porém não sabemos quais foram os acertos e as conversações que ocorreram do Executivo com o Legislativo. Espero que a posição dele (Holsbach), enquanto político seja uma posição determinante para o rumo da aliança que iremos conduzir com o PDT. Esperemos que o PDT esteja junto conosco e com o PMDB nas eleições de 2012. Esta é a única possibilidade de ganhar as eleições em Toledo”.

Composição

O resultado proclamado foi: Presidente Adelar Holsbach (10 votos), 1o vice-presidente Eudes Dallagnol (8 votos), 2o vice-presidente Paulo dos Santos (9 votos), 1o secretário Rogério Massing (9 votos), 2o secretário Ademar Dorfschmidt (9 votos).

Sem nome %281144 x 250 px%29