1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Saúde lança campanha publicitária de enfrentamento à doença

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou ontem (26), campanha para alertar, mobilizar a população e dar visibilidade nacional sobre o esforço e trabalho contra a doença.  A ação faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A mensagem central da campanha é “Tuberculose: Tosse por mais de três semanas é um sinal de alerta. Quanto antes você tratar, mais fácil de curar. Procure uma unidade de saúde”.

27/03/2012 - 06:38


Além do apelo explicativo de como se contrair a doença e das formas de prevenção, os textos reforçam que o tratamento é um direito de todos, garantido pelo SUS e não pode ser interrompido. Associar a campanha ao combate não somente da tuberculose, mas aos determinantes sociais que acarretam na doença, ou seja, hábitos prejudiciais à saúde, alimentação inadequada, entre outros, fazem parte da estratégia desenvolvida.
Com abrangência nacional e tendo como público principal, homens entre 25 e 35 anos, o rádio será a veículo principal na veiculação. Além de ser um canal de grande audiência entre o público-alvo. Também haverá peças de mídia exterior (out door, painéis em abrigos de ônibus, por exemplo), mídia impressa (anúncios em revistas e jornais) e internet (animações e redes sociais) foram exploradas. Outros pontos que grande circulação de pessoas, como os metrôs e ônibus em seus circuitos de TV, e os sistemas de sons dos barcos no Norte do país estão no plano de divulgação.

CONCURSO CULTURAL
Durante a programação desta segunda-feira, Alexandre Padilha fará a entrega dos prêmios aos três primeiros colocados no concurso cultural “Juntos pelo fim da tuberculose”, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), em parceria com o Fundo Global Tuberculose - Brasil.
O concurso teve como base as diretrizes da política atual de controle da doença que, desde 2007, trabalha para dar maior visibilidade, por meio do envolvimento e comprometimento de atores sociais, de diversas áreas no enfrentamento à doença em todo país.
A logomarca criada pelo designer da Fiocruz de Brasília, Carlos Sarina, foi selecionada pelos jurados como a melhor criação, tendo como base os critérios “originalidade, criatividade, adequação e pertinência”. O símbolo escolhido representa a união de esforços do poder público e de toda a sociedade para o fim da tuberculose. A marca será utilizada em campanhas e ações de controle da doença em todo o país.
O trabalho da estudante gaúcha, Maria Eduarda de Castro Azevedo Estrela, de 11 anos, que mora na cidade de São Leopoldo (RS), ficou em segundo lugar. O terceiro colocado foi Hilton Azevedo Barbosa, publicitário da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda (PE).

CONSCIENTIZAÇÃO
Além do concurso cultural, o Projeto Fundo Global TB - Brasil lança a versão 2012 da mostra itinerante e interativa “Tuberculose tem Cura: SUS pra Valer”. Após um ano e meio passando por algumas das principais cidades brasileiras, a exposição consolidou-se uma eficiente ferramenta de informação e de conscientização, ampliando o número de pessoas acessadas e orientadas sobre a tuberculose, além de dar maior visibilidade às ações de controle da doença e aos parceiros da iniciativa privada, do governo e da sociedade. Nas 14 temporadas do mostra, mais 24 mil pessoas assinaram o livro de visitas, comprovando o recebimento de material de informação, de orientação dos monitores, além de participação nos jogos interativos e brincadeiras educativas.
Como na mostra original, que explorou jogos e brincadeiras didáticas para atrair o público e facilitar a assimilação das informações, os conceitos trabalhados serão mantidos: fatores de risco, meios de transmissão, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29