Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Iniciam os fóruns de participação do projeto Caldes

Integrantes do projeto Caldes (Capacitação de Autoridades Locais para o Desenvolvimento Sustentável) do Paraná estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 27, em Toledo, para discutir o início dos trabalhos na região. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Toledo e reuniu lideranças políticas dos três municípios envolvidos no projeto: Toledo, São Pedro do Iguaçu e Tupãssi.

27/03/2012 - 17:51


A reunião serviu para explanar aos prefeitos como serão trabalhados os projetos em cada cidade, segundo informou a coordenadora geral do projeto Caldes no Paraná, Marilene Giachini. “O Caldes é um projeto viabilizado com recursos da União Européia, repassados para viabilizar projetos na área de sustentabilidade. Nós apresentamos uma proposta em 2010 para viabilizar este recurso e o nosso foi aprovado em primeiro lugar. O melhor projeto mundial do Caldes”, explicou.

O projeto Caldes é estendido, além do Brasil, para Mancomunitat de La Ribeira Alta, na Espanha, Costa Rica e São Tomé e Príncipe, na África. Serão disponibilizados três milhões de euros para todo o projeto, sendo ofertados para o Paraná 400 mil euros. Marilene explica que estão solicitando um valor maior para o Estado, pois a proposta de atender os três municípios é grande, e pretendem implantá-lo até o final de 2013.


Projeto

O projeto Caldes no Paraná vai trabalhar, além da capacitação de autoridades para sensibilização com relação ao desenvolvimento sustentável e a educação ambiental, plantas pilotos nas três cidades contempladas.Em Tupãssi será implantada uma planta de separação de resíduos e coleta seletiva, através de uma cooperativa que será criada. No município de São Pedro do Iguaçu, o foco será a sensibilização para o uso racional da água, trabalhando a educação ambiental. “Serão trocadas todas as torneiras das escolas para economizar água. Vamos ainda sensibilizar as crianças, trabalhar a criação dos pelotões dentro da escola para fiscalizar o desperdício, além da coleta seletiva”, confirmou.

Como no município de Toledo o trabalho de coleta seletiva está muito avançado, o foco será a implantação de um gerador de energia, aproveitando o resíduo produzido no aterro (gás metano) para produzir energia. “São projetos experimentais que queremos que estejam em funcionamento até final do ano que vem”, salientou.


Fórum

Os Fóruns de Participação do Projeto Caldes iniciaram na tarde de terça-feira, em Tupãssi. Nesta quarta-feira, 28, São Pedro do Iguaçu recebe o Fórum e, na quinta-feira, 29, a partir das 14h30min, o Centro de Eventos Ondy Niederauer, em Toledo, é palco do encontro.

“Realizamos uma viagem técnica de capacitação para Valência, na Espanha, onde levamos 15 pessoas, entre técnicos e autoridades. Fizemos visitas técnicas, reuniões de sensibilização e agora nós estamos na fase dos fóruns de sensibilização e participação cidadã.

A ideia é lançar os fóruns para debater com a comunidade o projeto e ver o que podemos buscar de melhorias para incrementá-lo”, finalizou.

Sem nome %281144 x 250 px%29