O Ipem verifica se a quantidade está de acordo com o indicado na embalagem do produto e, também, a segurança dos brinquedos dispostos dentro dos ovos de Páscoa. O trabalho começou com a coleta de produtos em supermercados e lojas similares.
O gerente de Pré-Medidos, Sérgio José Camargo, explica que os produtos são pré-fiscalizadas nos estabelecimentos, com a pesagem de 5 unidades de cada item e, em caso de suspeita de irregularidade, algumas amostras são coletadas e encaminhadas para laboratório, onde é feita uma análise mais precisa.
Caso sejam encontradas irregularidades, o responsável pelo produto é notificado com autuação. Os produtos, dependendo do grau de erro, poderão ser retirados das prateleiras.
Segundo o presidente do Ipem, Rubico Camargo, o objetivo é assegurar ao consumidor que o produto que está comprando e o preço que está pagando na mercadoria são verdadeiramente condizentes com o estampado na embalagem.
O Ipem também está fiscalizando as indústrias de chocolate. A unidade de fiscalização em Curitiba está abordando as fábricas que estão instaladas na capital e Região Metropolitana. As regionais do Ipem também estão realizando a mesma operação. O material recolhido será examinado por técnicos e, caso sejam encontradas irregularidades, uma multa poderá ser aplicada. Além disso, o produto pode ter lotes retirados de venda.
O Ipem aconselha os consumidores a prestar atenção ao peso, que não deve levar em conta os brindes e a embalagem. Para os brinquedos, devem ser observadas a indicação da faixa etária e a segurança do produto. Ovos acompanhados de brindes ou brinquedos devem ter o selo do Inmetro. Mais um ponto importante a ser observado nos chocolates é a data de validade do produto.
Assim, nos próximos dias, centenas de estabelecimentos de todas as regiões do Paraná, como supermercados, hipermercados, mercearias e lojas especializadas, estarão sendo visitados pelas equipes de técnicos do Instituto, para análise inicial, no próprio local, de todos os produtos que têm seu pico de comercialização nesta época do ano.
Estão incluídos os produtos à base de chocolate, desde ovos até bombons, passando por barras de médio e grande porte, até colombas pascais e os pescados em geral, com ênfase no bacalhau.
Da AE Notícias
GERAL
Produtos de Páscoa são fiscalizados pelo Ipem
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná está realizando uma fiscalização para verificar produtos de chocolate e pescados comercializados neste período que antecede a Páscoa. Os técnicos de Ipem deram início à operação no final de fevereiro. A blitz segue até sexta-feira (30), quando devem sair os resultados de laboratórios de Curitiba e das regionais de Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



