1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Com a iniciativa privada, Paraná reativa projeto Bom de Bola

Depois de uma década inativo, o antigo Projeto Piá Bom de Bola será reativado este ano na parceria que a empresa Parati fechou com as Secretarias estaduais do Esporte e Educação. Com um novo objetivo, a parceria passa a ser denominada Jogos Escolares Bom de Bola. Desde o começo do ano, a empresa do ramo alimentício Parati e a Secretaria do Esporte articularam o retorno do apoio da empresa para o desenvolvimento do futebol escolar, extinto em 2004. A oficialização aconteceu nesta semana e consiste na retirada da modalidade do futebol do calendário dos Jogos Escolares do Paraná para a implantação dos Jogos Escolares Bom de Bola.

28/03/2012 - 12:04


A ideia é que a notoriedade do futebol seja aproveitada em uma grande competição estadual no segundo semestre, nos mesmos moldes dos Jogos Escolares. A competição começa em agosto nos naipes feminino e masculino e nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Haverá a fase municipal organizada pelos municípios, a fase regional pelos 32 núcleos de educação, a fase macrorregional e a fase final.
Com esse novo formato o atleta que disputar os Jogos Escolares em outra modalidade no primeiro semestre também poderá disputar o futebol no segundo semestre pelo Bom de Bola. Além da notoriedade específica para o futebol num momento singular, a saída do futebol dos Jogos Escolares facilita a escolha da sede da competição que contará com menor número de atletas.
Em 2011 somente a modalidade do futebol reuniu 427 equipes de 224 municípios do Estado na fase regional nos 32 núcleos de educação, envolvendo 7.584 atletas. Para 2012, a meta é chegar a 500 equipes. A divisão A no masculino é a que reúne o maior número de participantes, com mais da metade do número de inscritos.
A promoção para a realização da competição continua sendo do Governo do Estado, pagamento de arbitragem, alimentação e custos operacionais. Segundo estimativas da secretaria, o valor investido na modalidade deve ser o mesmo ou até mesmo cair, porque as fases regionais serão disputadas apenas de sexta a domingo. A contrapartida da Parati será o fornecimento de um kit esportivo para cada escola participante (bolas e uniforme de jogo).
O coordenador do Projeto Piá Bom de Bola da Parati, Jair Libardoni, disse que o projeto existe em Santa Catarina e Rio Grande do Sul há 20 anos. “Voltamos a ser parceiros do Governo do Estado e teremos no Paraná o maior projeto. Estimamos atender 8 mil atletas em 2012 e pretendemos crescer ano a ano sempre implementando a modalidade do futebol.”
Segundo a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, a parceria com a iniciativa privada vai ajudar o Governo do Estado a melhorar a estrutura dos JEPs. “Com a saída do futebol do mesmo período das demais modalidades, diminuímos o número de participantes e podemos melhorar a estrutura da competição. Não vai ser somente o futebol que vai ganhar, será toda comunidade escolar que pode se organizar melhor, será o atleta que pode disputar duas modalidades.”
Está previsto para o mês de abril o lançamento oficial da parceria que consolida de vez a implantação dos Jogos Escolares Bom de Bola.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29