Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

UTFPR apresenta projeto de Hotel Tecnológico

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projeto de acadêmicos, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica e externa, a Univerdade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Toledo – fez o lançamento do Projeto do Hotel Tecnológico. O Hotel tem como prioridades a formação empresarial, estimular a postura empreendedora; incentivar a criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica e aproximar o meio acadêmico do mercado.

28/03/2012 - 16:47


O Pró-Reitor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR, Paulo André de Camargo Beltrão, disse que o Hotel Tecnológico faz parte do Programa de Empreendedorismo da UTFPR. Atualmente, o projeto está espalhado nos 12 campus da instituição. “O Hotel é um projeto de pré-incubação e visa buscar trabalhos gerados na instituição seja nos cursos de graduação ou pós e desenvolver um plano de negócios. A partir deste trabalho que se viabilize como uma empresa e que possa ser incubada para depois ser graduada e colocada no mercado”.
Beltrão acrescentou que a grande vantagem do Hotel Tecnológico é a possibilidade de fazer a interação do que é produzido na academia e o que é visto no mercado sócio-produtivo da região em que a universidade está instalada. “Os benefícios gerados pelo Hotel são diversos, como a geração de emprego e renda, de mais recursos para Toledo e fixação dos acadêmicos e servidores na instituição em locais na região que a universidade está instalada”.
A diretora de relações empresariais e comunitárias, Sandra Pinela Dalmas, salientou que o Hotel é um espaço para o desenvolvimento de projetos com ideias inovadoras e de negócios voltados para a tecnologia. “O Hotel é uma pré-incubação dos projetos, na sequência, eles devem ser incubados no Parque Tecnológico para se tornarem empresas com cadastro de CNPJ e, posteriormente passarem por um processo de desenvolvimento da empresa”.
Sandra relatou que a construção do Parque Tecnológico em Toledo ainda está sendo discutido. Segundo ela, o Município não quer repassar especificamente o terreno para a UTFPR. “O espaço deverá ser utilizado para o desenvolvimento de projetos de todas as universidades de Toledo. Eu faço parte desta comissão formada por representantes destas instituições para definir um estatuto de como será organizada a estrutura. Estamos ainda numa prospecção e temos um indicativo que o Município está embargando esta causa. Nós temos uma meta em cinco anos termos a incubadora, mas se possível for menos tempo melhor”.
Para o diretor geral do campus de Toledo, Carlos Roberto Juchen, o Hotel Tecnológico é uma iniciativa para fazer com que os alunos transformem suas ideias em uma nova empresa e que esta gere renda para eles, ao Município e região. “Desde 2007, a Universidade está buscando este empreendimento para Toledo e, assim, possamos concluir o plano pedagógico dos cursos implantados aqui”.
Negócios
Conforme Sandra, os projetos vão capacitar os acadêmicos a pensarem em novos negócios. “A nossa proposta é reter os talentos da Universidade em Toledo e região e desenvolver projetos que tragam inovação, porque atualmente está é uma necessidade do mercado, pois para competir você precisa inovar”.
Ao ser questinada sobre o índice de profissionais que a Universidade forma e atua em Toledo e região, Sandra respondeu que estes números ainda não foram tabulados, mas que a principal preocupação da Universidade está voltada aos profissionais engenheiros (eletrônica e civil). “Nós queremos que o Hotel Tecnológico auxilie para que eles possam abrir o seu próprio negócio e gere renda e emprego no Município e na região”.
Projetos
Os projetos, de acordo com a diretora de relações empresariais e comunitárias, Sandra Pinela Dalmas, devem ser formatados perante as competências baseadas nos cursos de graduação e de especialização do campus, como nas áreas de processos químicos, engenharias civil e eletrônica e da tecnologia de formação e gestão. “O aluno terá um período para pensar e desenvolver sua ideia. No edital – já disponível – há um roteiro para que ele desenvolva um plano prévio de negócios, o qual passará por uma banca de avaliação e seleção. Assim que o projeto deste aluno for inserido no Hotel Tecnológico, ele vai receber o auxílio de um coordenador que vai acompanhar os projetos, buscando saber as necessidades destas equipes em relação ao apoio técnico”.
Sandra acrescentou que as equipes serão formadas por um aluno que esteja matriculado na instituição ou egresso e podem contar com membros de outras instituições ou o apadrinhamento de outras empresas. Também podem receber consultorias por meio de parcerias com outras universidades, Sebrae e outras instituições que trabalham com este temática de empreendedorismo e gestão.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29