O Comsus destinará R$ 26 milhões aos consórcios, para custeio e obras. Deste montante, R$ 9 milhões serão usados para construção de Centros de Especialidades Regionais. “Os consórcios receberão recursos pelos critérios de base populacional e pelo índice de redução das desigualdades aprovado na Comissão Intergestores Bipartite”, afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
De acordo com ele, o governo foi omisso com os consórcios durante muito tempo. “No governo passado muitos consórcios não recebiam nenhum aporte de recursos e os que já recebiam agora vão receber até quatro vezes mais”, afirmou.
“Aportar recursos para os consórcios é cumprir a Emenda 29”, disse o diretor geral da Secretaria da Saúde, Rene José dos Santos. Segundo ele, os recursos, se bem aplicados, farão diferença no atendimento aos usuários do SUS. “Investir nos consórcios é resgatar o papel da Secretaria de Estado da Saúde como ordenador do sistema. Ainda não existem políticas nacionais voltadas para este fim e nem financiamentos nesta área. Também não existem portarias do Ministério da Saúde que regulem a atenção secundária”, explicou o diretor.
Os recursos serão investidos sob a ótica regional, levando em conta as prioridades de cada região. “Todos os investimentos serão discutidos nas CIBs regionais”, afirmou Santos, que lembrou que a construção do Consórcio Paraná Saúde, na década de 90, foi possível porque os prefeitos se uniram. O consórcio reúne 391 municípios do Paraná e é voltado à compra de medicamentos.
O Comsus será um dos sete grandes programas do governo Beto Richa para a área da saúde. Assim como os outros programas já lançados (Hospsus, APSUS e Farmácia do Paraná), o Comsus destinará recursos para custeio, investimentos e capacitações.
A reunião de quarta-feira serviu para que os representantes dos consórcios se preparem e conheçam o termo de adesão que será assinado no dia do lançamento do programa.
Da AE Notícias
SAÚDE
Estado destinará R$ 26 milhões para os consórcios intermunicipais de saúde
O Paraná terá um programa estadual para apoiar – com recursos para custeio e obras – os Consórcios Intermunicipais de Saúde, de forma a melhorar o acesso e a qualidade da atenção secundária. O Comsus (Programa de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde) será lançado no dia 11 de abril pelo governador Beto Richa. Ontem (28), foi apresentado a prefeitos, secretários municipais de saúde, diretores executivos de consórcios intermunicipais de saúde e gestores da Secretaria de Estado da Saúde.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



