1144x150 %284%29

GERAL

Unipar de Cascavel participa do lançamento do documentário ‘Memória Viva II’

A Universidade Paranaense – Unipar convida estudantes e comunidade para prestigiarem a exibição do documentário ‘Memória Viva II’, a ser apresentado nesta quinta-feira, 29, no anfiteatro da Unipar. A produção foi lançada na semana passada no Centro Cultural Gilberto Mayer. O cine começa às 21h10 e o investimento é de dois reais para confecção do certificado. No documentário, gravado no estúdio de TV da Unipar, em parceria com o curso de História, pioneiros cascavelenses lembram o período da colonização e relatam fatos históricos. A narração é de Edson Morais e o texto de Alceu Sperança.

29/03/2012 - 13:50


O projeto foi idealizado pela coordenadora do MIS (Museu da Imagem e do Som), Silvia Prado. “Graças a essa parceria com a Universidade foi possível produzir este material pedagógico, que traz vivências do cotidiano e relatos da vida política, econômica e educacional”, destaca, informando que o trabalho terá continuidade e que os nomes dos pioneiros para a próxima edição já foram selecionados.
O professor Leodefane Bispo coordenou a pesquisa e frisa que, em termos de produção historiográfica, a documentação é um campo amplo a ser explorado. “Nesta lacuna entra o projeto, que busca valorizar a memória viva, o papel dos pioneiros, fazendo um resgate histórico que contribui para a posteridade. O trabalho científico fomenta o conhecimento das futuras gerações sobre o passado e compreensão do presente da história de Cascavel e, entre os acadêmicos, é um incentivo à pesquisa e à extensão”.
A cerimônia de lançamento foi prestigiada pela secretária de Cultura, Judet Bilibio: “Com esse documentário arquivamos a história. São memórias vivas que registram como era Cascavel e como se projetou essa metrópole, servindo de pesquisa para as escolas locais. Os estudantes precisam saber que foi preciso coragem e determinação dos povos para o crescimento da cidade (implementação de asfalto, luz e água, construção das primeiras escolas, hospitais, entre outros)”.
No lançamento, a diretora da Unidade, professora Débora Venturin, falou “da emoção em poder participar da história de Cascavel contada por seus pioneiros de forma a relembrar as batalhas e limitações passadas para que hoje possamos viver em uma cidade pujante, com excelente estrutura, onde se tem a oportunidade de crescer e criar os filhos”. Também enfatizou que o projeto de extensão vem para atender aos anseios da sociedade: “Parabenizo o curso de História, Secretaria de Cultura e Museu pelo brilhante trabalho”.
Oito pioneiros fizeram parte do enredo: Natália Tfardoski, Ezaltina Villaça, Janini Bartinik, Enedy Villaça, Alberto Pompeu, Dirceu Tfardoski, Valdir Webler e Reinaldo Bramatti. Ainda envolvidos no projeto estiveram os acadêmicos Ambrosio Pensak, Andréia Monteiro, Antonio da Luz, Caio Scherer, Camila de Ávila, Cleverson Possenti, Fabiano Rosa, Fernanda Scherer, Larissa Leonel, Maria Aparecida Silva, Mayara Reck, Patrick dos Anjos, Simone Schuman e Vinicius Reimann. O egresso Paulo Krüger atuou como cinegrafista e editor de imagens.
A produção contou com o apoio do coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger, e da DEGEU (Diretoria Executiva de Gestão da Extensão Universitária).

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29