Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Certi abre inscrições para curso gratuito de cuidadores

Estão abertas as inscrições para o Curso de Cuidadores, oferecido pelo Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Jardim Coopagro. O curso, denominado “A arte do cuidar da melhor idade”, é indicado para cuidadores de idosos, familiares e profissionais da área de saúde, que já trabalham com a terceira idade. O curso é gratuito e será ministrado em quatro terças-feiras, iniciando no próximo dia 3, às 8h, com atividades o dia todo.

29/03/2012 - 14:05


O objetivo do curso é capacitar o profissional a cuidar de idosos com ou sem limitações para as atividades da vida diária, identificando suas necessidades e expectativas em relação a aspectos da vida cotidiana, garantindo mais qualidade de vida, conforme destaca a coordenadora do Certi do Coopagro, Cirlei Gozzi Moreira.
“O curso irá subsidiar os cuidadores com orientações teóricas básicas, no sentido de melhorar a qualidade de vida e o convívio, respeitando as individualidades, incentivando a autonomia, independência e estimulando sua capacidade funcional para o cotidiano”, explica Cirlei. “Essa é uma necessidade que encontramos ao se deparar com as dificuldades no cuidar do idoso. No nosso dia-a-dia vemos como é difícil. Com o curso, saberemos qual a melhor decisão para se tomar, frente alguma situação, dando mais segurança ao trabalho do cuidador”.
O curso prevê situações ativas de aprendizagem, abordando noções de emergências, as rotinas para o idoso com limitações, cuidados, higiene, alimentação, a melhor forma de comunicar, os problemas de comportamento e os cuidados necessários com os cuidadores e a família dos idosos dependentes.
Para o médico responsável pelos idosos do Certi do Jardim Coopagro, Mário César da Silva Gomes, é muito importante que a pessoa que cuida de alguém da terceira idade tenha qualificação e esteja habilitado para o trabalho. “Os cuidadores, com o curso, ficarão mais qualificados nestes cuidados. Eles receberão orientações, tudo para melhorar a qualidade do cuidado do idoso. Com isso, além de habilidade para melhor atender a pessoa da terceira idade, com mais qualidade, o cuidador terá mais segurança no cuidado”.
Conforme Cirlei, foram pensados em alguns temas, observando também as recomendações do Ministério da Saúde. Para ministrar o curso serão chamados profissionais das áreas de saúde, assistência social, psicologia, odontologia, fisioterapia, nutrição, higiene, farmacêutica e direitos do cuidador e do idoso. O curso é uma parceria da prefeitura de Toledo com a Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi e Universidade Paranaense (UNIPAR).
 
Métodos – As atividades dos cursos acontecerão em quatro terças-feiras, iniciando no próximo dia 3.
Veja a seguir a programação do curso:
03/04 –
Manhã - Emergência no domicílio do Idoso: abordará assuntos como engasgamento, vômito, convulsão e queda. (Mário César da Silva Gomes, médico).
Tarde – O cuidado – será trabalhado o cuidador e a pessoa cuidada, o cuidador e a equipe de saúde, o cuidador e a família, cuidando do cuidador e serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada.

10/04
Manhã – Higiene – será abordado como proceder no banho de chuveiro, como proceder no leito, assadura, escarras – prevenção e cuidado. (Adriane Gomes, enfermeira); cuidados com a medicação, armazenamento adequado, automedicação. (Letícia Picoli, farmacêutica).
Tarde – Doenças da boca – cáries, sangramento das gengivas, cuidado com próteses e feridas na boca. (Nicolas Pensin, odontólogo); Alimentação saudável, dez mandamentos para uma alimentação saudável, orientação alimentar. (Loreli Vanzella, nutricionista).

17/04
Manhã – Exercícios físicos, postura, quedas e acomodação. (Ana Sato, fisioterapeuta).
Tarde – cuidados com a voz, possíveis alterações da fala. (Anely Gunz, fonoaudióloga); Aspectos psicológicos. (Lucas Lima, psicólogo).

24/04
Manhã – Emergência no domicílio do idoso – desmaio, sangramento, confusão mental, hipoglicemia e desidratação. (Mário César da Silva Gomes, médico).
Tarde – Maus tratos – denúncia e cuidado, o que o cuidador deve fazer diante da situação de maus tratos. (Maria Rita Pozzebon, assistente social).

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29