Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Assistência Social faz mutirão para Cadastro Único

A Secretaria de Assistência Social vai fazer uma ação concentrada para agilizar a emissão do Cadastro Único (Cadúnico). O documento é um conjunto de dados que permite conhecer e acompanhar a situação socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no município. Ele é imprescindível para a liberação de qualquer benefício social. Podem cadastrar-se famílias com renda mensal de até três salários mínimos, ou inferior a meio salário mínimo por pessoa.

29/03/2012 - 14:07


O Cadastro Único é feito nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e exige normalmente até três idas ao local. No mutirão, os beneficiários poderão resolver num único dia, desde que tragam os documentos solicitados.
O mutirão será realizado no período de 2 a 20 de abril (veja programação) nos quatro CRAS de Toledo e nos dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis). Cerca de 20 pessoas, entre profissionais da Secretaria de Assistência Social e estagiários da Unioeste, já devidamente treinados, vão realizar o atendimento. As famílias, que já tinham agendada a confecção do documento poderão antecipar procurando o CRAS mais próximo de sua residência.
“Vamos fazer um mutirão para agilizar o atendimento e esgotar a fila de espera. Hoje, a emissão do cadastro exige pelo menos três idas ao CRAS e uma fila de espera de quase três meses”, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Marisa Cardoso. Ela recomenda aos usuários que aproveitem esta oportunidade, pela rapidez que ela oferece, e tragam os documentos solicitados, agilizando assim o atendimento.
Todas as famílias pré-agendadas estão sendo informadas sobre a realização do mutirão através de informativos que estão sendo encaminhados através das crianças nas escolas municipais. Deverá comparecer o responsável pela família (que pode ser o pai ou a mãe). Isso é importante, segundo a secretária, pelas informações que tem que ser prestadas. “Muitas vezes um filho menor não tem conhecimento de todas as informações solicitadas”, diz ela. Além de apresentar os documentos exigidos, cada família responde um questionário bem amplo, que dura cerca de 50 minutos.
Durante o mutirão será montado um esquema especial, com distribuição de senhas, para garantir que todos sejam atendidos. “O excedente de um dia será orientado a vir no outro para fazer o cadastro com tranqüilidade”. Hoje, informa Marisa, o município possui 5,2 mil famílias inscritas no Cadastro Único e a estimativa do IBGE é de que cerca de outras 5 mil famílias também se enquadrem no programa. Com isso, elas poderão beneficiar-se dos mais diferentes programas sociais tanto do município como federais e estaduais. Entre os programas ela destaca o BEM Toledo, que concede incentivo para estudantes do ensino médio freqüentar a escola; Agente Jovem, Prójovem e Florir Toledo, com atividades culturais, esportivas, recreativas e de formação no contraturno escolar, Bolsa Família, com auxílio do governo federal, redução de taxas de luz e água, isenção do IPTU, entre outros benefícios.
“Muitas pessoas desconhecem os programas e benefícios e que se enquadram no Cadastro Único. Elas somente se dão conta da necessidade do documento quanto vão em busca de algum apoio”, complementa Marisa. Mesmo as famílias que não tinham pré-agendado a confecção do Cadastro Único poderão ser contempladas com o mutirão. Elas deverão comparecer nos locais, pegar as informações e providenciar os documentos necessários.

Veja a seguir o cronograma de atendimento do Cadastro Único. Em todos os locais, o atendimento será das 12 às 18h.

02 e 03/04 – Cras Jardim Panorama
09, 10 e 11/04 – Cras Jardim Europa (associação de moradores do Jardim Bela Vista, anexo ao Cras do Jardim Europa)
12 e 13/04 – CERTI do Jardim Coopagro (Cras Jardim Coopagro)
16, 17 e 18/04 – Centro Cultural Ondy Niederauer (Cras Vila Pioneiro)
19/04 – Certi do Jardim Coopagro - – exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade.
20/04 – Certi da Vila Pioneiro – exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos de idade.

Documentos necessários para fazer o cadastro:
- Original e xerox da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento de todas as pessoas que moram na casa;
- Original e xerox da carteira de trabalho (frente e verso da página da foto) de todas as pessoas da casa e cópia do recibo de salário dos mesmos. Se alguém da casa trabalha como autônomo deverá apresentar declaração da renda mensal bruta;
- Original e xerox do comprovante de endereço (talão de luz e água);
- Declaração de matrícula atualizada de todos os membros da família que estão estudando;
-Original e xerox da capa do carnê de IPTU (se a casa for alugada, pedir a cópia ao dono)
- Declaração do posto de saúde mais próximo de sua residência (para isto um responsável da família deverá levar as carteirinhas de vacinação e do SUS de todos os membros da família ao posto de saúde antes do dia do cadastro para solicitar a declaração).

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29