1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

NRE recebe técnicas do Departamento de Educação Especial da SEED

O Núcleo Regional de Educação de Toledo recebeu, nesta semana, a visita de duas assessoras técnicas do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação (DEEIN/SEED). A visita das assessoras técnicas Alexandra Albano e Letícia Trento Comin, teve por objetivo acompanhar o trabalho realizado pela Regional na área de surdez, e orientar os tradutores intérpretes educacionais de Libras/Língua Portuguesa.

30/03/2012 - 11:12


Na agenda da equipe esteve a visita ao Centro de Atendimento Especializado na Área de Surdez (CAES) do NRE Toledo, que funciona no Colégio Estadual Margarida, em Marechal Cândido Rondon, e a Escola Para Surdos APADA Toledo. Na quinta-feira, pela manhã, foi realizado uma reunião com os diretores e tradutores intérpretes das escolas da região, onde se discutiu a legislação pertinente a função, em especial a Resolução 5624/2011 – GS/SEED e a Instrução 002/2012 – SEED/SUED.
“Foi um encontro produtivo, porque os intérpretes estavam receosos com relação as mudanças trazidas por estes documentos”, registra Alexandra Albano, técnica do DEEIN. De acordo com ela, uma das principais mudanças é a alteração do regime de trabalho dos interpretes, que passa de hora relógio para hora aula. “Nós também conversamos sobre a função do tradutor, suas atribuições e sua atuação dentro da escola”, completa.
“A atuação do profissional tradutor intérprete de libras/língua portuguesa não é apenas a tradução. Este profissional está inserido no processo de ensino e aprendizagem, faz parte do contexto educacional”, explica Letícia Comin. Atualmente 500 profissionais atuam como tradutores intérpretes, em todo o Paraná. No Núcleo de Toledo são aproximadamente 20 tradutores, que contribuem substancialmente para a inclusão e o aprendizado dos alunos surdos nas escolas da rede pública de ensino.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29