Schiavinato disse que pretende dar sequência e consolidar o trabalho que vem sendo feito na entidade, além de implementar alguns projetos de apoio aos municípios. Ele quer estruturar melhor a assessoria jurídica, para prestar um atendimento mais rápido às prefeituras, especialmente neste período eleitoral. “Precisamos fortalecer a assessoria jurídica para dar um apoio aos prefeitos, especialmente neste período eleitoral. Existem muitas dúvidas e a entidade precisa dar respostas rápidas aos prefeitos”, enfatizou Schiavinato.
Ele também quer implementar o setor de projetos, com a contratação de novos profissionais, para dar uma reposta mais eficaz às prefeituras, e criar uma estrutura nova de apoio aos municípios. Baseado na experiência que viu na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o novo presidente da Amop quer criar uma estrutura que permita acesso a todos os programas estaduais e federais para facilitar a vida dos prefeitos, com o fornecimento de informações.
Segundo o prefeito, o governo federal trabalha com editais para a liberação de recursos para projetos e esta estrutura deverá ter acesso a estas informações, que serão repassadas aos prefeitos, visando a captação de recursos federais e a implementação de programas. “As prefeituras terão um apoio nunca visto, que deverá facilitar o acesso e garantir a captação de recursos que poderão ser investidos nos municípios, beneficiando assim os moradores dos 52 municípios da região”. O suporte é fundamental e serve de apoio também aos deputados na captação de recursos para os municípios.
Conforme o novo presidente da Amop, comandar a entidade neste período será um desafio, tanto pelo envolvimento dos prefeitos no processo sucessório, quanto pela consolidação de projetos em andamento e novas ideias que serão implementadas. Dos 52 prefeitos, 30 concorrem a reeleição. Entre os temas que deverão merecer a atenção da entidade neste período, segundo Schiavinato, destacam-se a construção do aeroporto regional, cujos contatos já foram retomados com o estado, para a aquisição da área, a Ferroeste e a continuidade da duplicação da 277, para dar mais segurança aos usuários, além dos novos projetos e a busca constante de interação com o governos do estado e federal, beneficiando os municípios com os seus programas e recursos.
Schiavinato, que assume por um ano, ressaltou ainda a perfeita sintonia com o governo federal e estadual, conversando a mesma altura, através da entidade. “Hoje, sem os municípios, os governos federal e estadual não têm a mínima condição de desenvolver projetos. É no município que o cidadão mora e tem que ter respeito com nossa região, que agrega 52 municípios”, frisou Schiavinato.
Da Assessoria - Toledo
Prefeito de Toledo assume presidência da Amop
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, assumiu nesta sexta-feira (30), a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Ele foi eleito por unanimidade em assembleia extraordinária realizada na sede da Amop, em Cascavel, com a presença de várias autoridades, entre elas o senador Sérgio Souza, deputados federais e estaduais, o secretário de Esportes, Evandro Roman, prefeitos ou representantes dos 52 municípios que fazem parte da Amop, entre outras lideranças e integrantes da imprensa local e regional.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025