O encontro reuniu os professores de história e literatura que participam de um projeto que tem o objetivo de construir as memórias do colégio. Criado em 28 de dezembro de 1965, o Dario Vellozo é um dos colégios mais antigos do município de Toledo. “O nosso objetivo com esse encontro é motivar os professores, além de propor algumas reflexões que os ajudem no trabalho”, comentou a Coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Regional de Educação de Toledo, Sandra Mara Nogueira.
“O que nós buscamos discutir com os professores é um campo de possibilidades. Práticas que levem em consideração as dinâmicas que estão presentes na escola, na sociedade e que passam pela questão da memória, como reflexão, como comunicabilidade do mundo, como espaços de interação e de discussão do passado das pessoas”, explica o professor universitário Robson Laverdi.
Para ele, projetos como este fazem diferença na realidade escolar. “Sempre quando a gente desenvolve um projeto que extrapola os muros da escola, a gente tem a possibilidade de criar novas dinâmicas. Isso precisa do envolvimento dos professores e dos alunos, e quando isso é feito com dedicação e comprometimento, na maioria das vezes, esse processo se coloca como muito rico, de aprendizado, de empoderamento da escola, do ponto de vista da transformação da realidade escolar”, opina Laverdi.
O projeto de construção das memórias do Colégio Dario Vellozo foi proposto pelo NRE no início deste ano e integra uma série de ações para a implantação da Rede de Bibliotecas Escolares do Estado do Paraná. Os professores do Dario Vellozo assumiram o desafio e já começaram as atividades, mensalmente o grupo se reúne para discutir e avaliar as ações a serem realizadas com os alunos. O objetivo é que os alunos possam ao longo do ano, reunir relatos de pessoas que fizeram parte da história do colégio, ex-alunos, ex-professores, moradores do bairro, entre outros, e produzir textos literários a partir destas memórias.
Da Assessoria - NRE
EDUCAÇÃO
Encontro motiva projeto de memórias do Dario Vellozo
Como contar uma história através de várias histórias? Como despertar uma memória e relatá-la literariamente? É possível resgatar o passado? Essas foram algumas das reflexões propostas ontem (29), pelo professor da Unioeste Roberto Laverdi, aos professores do Colégio Estadual Dario Vellozo, em uma conversa sobre história, literatura e memória.
Mais lidas
- 1Toledo fatura o Bi Campeonato nos Jogos Regionais do Idoso
- 2Conselho indica uso de tornozeleira por agressor e aplicativo do pânico para mulher em situação de violência doméstica e familiar
- 3Cultura encerra sexta (26) inscrições para festivais de dança e de música gospel
- 4Com projeto de inovação, professor paranaense vence prêmio nacional de educação
- 5Juliana e Romão, um caso de separação
Últimas notícias
- 1No mês das Mães, ACIT sorteará três motocicletas zero km
- 2Em evento no Sebrae, Cojem lança o Prêmio Destaque Jovem Empreendedor de Toledo
- 3Banco Central autoriza posse do novo Conselho de Administração da Sicredi Progresso PR/SP
- 4Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa
- 5Música clássica e acesso: Gratuito "Sinfonia: uma Homenagem à Vida" embala Cascavel com clássicos da música brasileira