O encontro reuniu os professores de história e literatura que participam de um projeto que tem o objetivo de construir as memórias do colégio. Criado em 28 de dezembro de 1965, o Dario Vellozo é um dos colégios mais antigos do município de Toledo. “O nosso objetivo com esse encontro é motivar os professores, além de propor algumas reflexões que os ajudem no trabalho”, comentou a Coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Regional de Educação de Toledo, Sandra Mara Nogueira.
“O que nós buscamos discutir com os professores é um campo de possibilidades. Práticas que levem em consideração as dinâmicas que estão presentes na escola, na sociedade e que passam pela questão da memória, como reflexão, como comunicabilidade do mundo, como espaços de interação e de discussão do passado das pessoas”, explica o professor universitário Robson Laverdi.
Para ele, projetos como este fazem diferença na realidade escolar. “Sempre quando a gente desenvolve um projeto que extrapola os muros da escola, a gente tem a possibilidade de criar novas dinâmicas. Isso precisa do envolvimento dos professores e dos alunos, e quando isso é feito com dedicação e comprometimento, na maioria das vezes, esse processo se coloca como muito rico, de aprendizado, de empoderamento da escola, do ponto de vista da transformação da realidade escolar”, opina Laverdi.
O projeto de construção das memórias do Colégio Dario Vellozo foi proposto pelo NRE no início deste ano e integra uma série de ações para a implantação da Rede de Bibliotecas Escolares do Estado do Paraná. Os professores do Dario Vellozo assumiram o desafio e já começaram as atividades, mensalmente o grupo se reúne para discutir e avaliar as ações a serem realizadas com os alunos. O objetivo é que os alunos possam ao longo do ano, reunir relatos de pessoas que fizeram parte da história do colégio, ex-alunos, ex-professores, moradores do bairro, entre outros, e produzir textos literários a partir destas memórias.
Da Assessoria - NRE
EDUCAÇÃO
Encontro motiva projeto de memórias do Dario Vellozo
Como contar uma história através de várias histórias? Como despertar uma memória e relatá-la literariamente? É possível resgatar o passado? Essas foram algumas das reflexões propostas ontem (29), pelo professor da Unioeste Roberto Laverdi, aos professores do Colégio Estadual Dario Vellozo, em uma conversa sobre história, literatura e memória.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 5Saúde realiza capacitação sobre IST com agentes comunitários de saúde
Últimas notícias
- 1Endemias realiza ação educativa no Dia D de Combate à Dengue, no sábado (8)
- 2Palestra com delegada marca início do 5º Seminário Mulheres em Foco
- 3Seminário debate atenção integral à saúde de adolescentes em medidas socioeducativas
- 4Agência do Trabalhador de Toledo é premiada em evento estadual
- 5Quando a causa é real, o impacto também é: ação da Faculdade Donaduzzi entrega 150 litros de leite ao Hospital Bom Jesus




