O encontro reuniu os professores de história e literatura que participam de um projeto que tem o objetivo de construir as memórias do colégio. Criado em 28 de dezembro de 1965, o Dario Vellozo é um dos colégios mais antigos do município de Toledo. “O nosso objetivo com esse encontro é motivar os professores, além de propor algumas reflexões que os ajudem no trabalho”, comentou a Coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Regional de Educação de Toledo, Sandra Mara Nogueira.
“O que nós buscamos discutir com os professores é um campo de possibilidades. Práticas que levem em consideração as dinâmicas que estão presentes na escola, na sociedade e que passam pela questão da memória, como reflexão, como comunicabilidade do mundo, como espaços de interação e de discussão do passado das pessoas”, explica o professor universitário Robson Laverdi.
Para ele, projetos como este fazem diferença na realidade escolar. “Sempre quando a gente desenvolve um projeto que extrapola os muros da escola, a gente tem a possibilidade de criar novas dinâmicas. Isso precisa do envolvimento dos professores e dos alunos, e quando isso é feito com dedicação e comprometimento, na maioria das vezes, esse processo se coloca como muito rico, de aprendizado, de empoderamento da escola, do ponto de vista da transformação da realidade escolar”, opina Laverdi.
O projeto de construção das memórias do Colégio Dario Vellozo foi proposto pelo NRE no início deste ano e integra uma série de ações para a implantação da Rede de Bibliotecas Escolares do Estado do Paraná. Os professores do Dario Vellozo assumiram o desafio e já começaram as atividades, mensalmente o grupo se reúne para discutir e avaliar as ações a serem realizadas com os alunos. O objetivo é que os alunos possam ao longo do ano, reunir relatos de pessoas que fizeram parte da história do colégio, ex-alunos, ex-professores, moradores do bairro, entre outros, e produzir textos literários a partir destas memórias.
Da Assessoria - NRE
EDUCAÇÃO
Encontro motiva projeto de memórias do Dario Vellozo
Como contar uma história através de várias histórias? Como despertar uma memória e relatá-la literariamente? É possível resgatar o passado? Essas foram algumas das reflexões propostas ontem (29), pelo professor da Unioeste Roberto Laverdi, aos professores do Colégio Estadual Dario Vellozo, em uma conversa sobre história, literatura e memória.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025