O encontro reuniu os professores de história e literatura que participam de um projeto que tem o objetivo de construir as memórias do colégio. Criado em 28 de dezembro de 1965, o Dario Vellozo é um dos colégios mais antigos do município de Toledo. “O nosso objetivo com esse encontro é motivar os professores, além de propor algumas reflexões que os ajudem no trabalho”, comentou a Coordenadora de Língua Portuguesa no Núcleo Regional de Educação de Toledo, Sandra Mara Nogueira.
“O que nós buscamos discutir com os professores é um campo de possibilidades. Práticas que levem em consideração as dinâmicas que estão presentes na escola, na sociedade e que passam pela questão da memória, como reflexão, como comunicabilidade do mundo, como espaços de interação e de discussão do passado das pessoas”, explica o professor universitário Robson Laverdi.
Para ele, projetos como este fazem diferença na realidade escolar. “Sempre quando a gente desenvolve um projeto que extrapola os muros da escola, a gente tem a possibilidade de criar novas dinâmicas. Isso precisa do envolvimento dos professores e dos alunos, e quando isso é feito com dedicação e comprometimento, na maioria das vezes, esse processo se coloca como muito rico, de aprendizado, de empoderamento da escola, do ponto de vista da transformação da realidade escolar”, opina Laverdi.
O projeto de construção das memórias do Colégio Dario Vellozo foi proposto pelo NRE no início deste ano e integra uma série de ações para a implantação da Rede de Bibliotecas Escolares do Estado do Paraná. Os professores do Dario Vellozo assumiram o desafio e já começaram as atividades, mensalmente o grupo se reúne para discutir e avaliar as ações a serem realizadas com os alunos. O objetivo é que os alunos possam ao longo do ano, reunir relatos de pessoas que fizeram parte da história do colégio, ex-alunos, ex-professores, moradores do bairro, entre outros, e produzir textos literários a partir destas memórias.
Da Assessoria - NRE
EDUCAÇÃO
Encontro motiva projeto de memórias do Dario Vellozo
Como contar uma história através de várias histórias? Como despertar uma memória e relatá-la literariamente? É possível resgatar o passado? Essas foram algumas das reflexões propostas ontem (29), pelo professor da Unioeste Roberto Laverdi, aos professores do Colégio Estadual Dario Vellozo, em uma conversa sobre história, literatura e memória.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



