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EDUCAÇÃO

O governo do Paraná propõe mudanças na reorganização das Escolas de Surdos

A Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Toledo  APADA, associação dos Surdos de Toledo, recebeu no dia 28 de março a visita da Assessoria Técnica do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação do Paraná - SEED, acompanhados pela mantenedora da Escola para Surdos e representantes do Núcleo Regional de Educação do município. A reunião com a diretoria da APADA foi bastante proveitosa e, conforme o presidente da associação, Luis Bloot, o objetivo da visita foi informar algumas mudanças deste governo quanto a Política de Educação Especial nas escolas de surdos no estado.

31/03/2012 - 10:43


 “Nos apresentaram as novidades proposta pelo Estado de reorganização da Educação Especial em todo o Paraná, pois todas as Escolas deverão mudar seus nomes para incluir novas responsabilidades. A Apada já está se organizando e apresentando os documentos, para isso desde o final de Dezembro de 2011 quando o Núcleo nos apresentou o desafio que de imediato aceitamos. Para isso renovamos a diretoria, aprovamos em assembléia, a inclusão alfabetização de jovens e adultos, e agora nos pediram pra mudar o nome da Escola. Tudo o que for para o bem do surdo nós estamos dispostos a fazer”, afirmou Dirceu  Bloot.

O Departamento de Educação Especial está visitando as principais escolas do Paraná e observando suas estruturas. Após visitarem Curitiba e Guarapuava, foi a vez de Toledo. Conforme Bloot, caso as escolas não se adaptarem a estas mudanças, pode implicar no comprometimento da manutenção de convênios com o estado para o repasse de recursos, inclusive correndo o risco de perder futuros convênios. O departamento de Educação Especial também se reuniu com os profissionais intérpretes, pois segundo Bloot, nenhuma escola funciona sem este profissional. No Núcleo de Toledo são aproximadamente 20 tradutores, que contribuem com a inclusão e o aprendizado dos alunos surdos nas escolas da rede pública de ensino.

Conforme Bloot, uma das principais mudanças com esta proposta será o reconhecimento dos surdos que não frequentam programa de escolarização na Associação, mas são atendidos em outros programas e projetos da escola. “O Estado não reconhecia esses surdos atendidos no contraturno como alunos, a partir de agora passam a ser incluídos como alunos com códigos diferentes, pois temos os alunos do ensino regular, que vai de fundamental a médio como alunos, e quando retornam no contraturno retornam com um código diferente, mas continuam sendo considerados alunos e assim conseguiremos atender inclusive alunos de outras escolas”, finalizou. Para os usuários, essa mudança ampliará a participação e a alfabetização de adultos com a possibilidade de iniciar a educação pela APADA, principalmente no horário noturno ampliando o atendimento aos surdos do município. A APADA deverá convocar nos próximos dias uma Assembleia para discutir com os surdos a proposta de mudanças apresentadas pelo governo estadual.

Da assessoria

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