“Será um ano inteiro de comemorações que culminarão em um grande evento em novembro no dia do doador. O evento marcará os 30 anos desta unidade, que é referência nacional na coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue e hemoderivados”, explicou o diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach.
A rede Hemepar atende uma média mensal de 7,8 mil doadores aptos, realiza aproximadamente 62,4 mil exames sorológicos e é corresponsável por uma média de 13,5 mil transfusões. A rede atende ainda 1.293 pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, as chamadas doenças do sangue, firmando-se como referência na região sul do Brasil.
Segundo o superintendente de Gestão em Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, neste ano o Hemepar receberá investimentos para ampliar a capacidade de atendimento a demanda. “Serão construídos três novas unidade de coleta e transfusão (Paranaguá, Cianorte e Telêmaco Borba) e mais um Hemonúcleo completo (Paranavaí) que vão melhorar a qualidade do serviço prestado à população”. Apenas para a construção destas novas instalações serão investidos R$ 3,3 milhões.
Além disso, estão previstos a aquisição de equipamentos, reforma ou ampliação de todas as unidades regionais da rede Hemepar e o chamamento de mais 17 servidores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e técnicos para integrar o quadro funcional das unidades.
“Hoje já são 904 servidores trabalhando para aumentar a captação de doadores, garantindo procedimentos com segurança, promovendo a melhoria da qualidade da hemoterapia, buscando a certificação dos nossos serviços”, afirmou Hatschbach.
DIFERENCIAL
Sete unidades do Hemepar estão qualificadas pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) para fornecer plasma de qualidade para produção de hemoderivados (medicamentos produzidos a partir do sangue).
Além disso, todas as unidades do Hemepar estão sempre disponíveis para atender, em situações de emergência, hospitais públicos e/ou privados que não fazem parte da hemorrede estadual. “O princípio primordial que nos orienta é a preservação da vida”, enfatiza Hatschbach.
O Hemepar também fornece hemácias fenotipadas para os bancos de sangue privados, que não realizam este procedimento, não deixando a população paranaense desassistida. Este é um produto diferenciado, que só o Hemepar oferece no Paraná.
CERTIFICAÇÃO
O Hemocentro Coordenador da Rede Hemepar está prestes a obter a certificação ISO 9001:2008. Esta certificação é um conjunto de normas e diretrizes internacionais que orientam as empresas na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e Biossegurança – SGQ. A expectativa é que até maio de 2012 o hemocentro já esteja certificado. Segundo o diretor, após a certificação do hemocentro coordenador, o Hemepar buscará a certificação de toda a rede.
Da AE Notícias
SAÚDE
Hemepar comemora 30 anos de atividades
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), principal banco de sangue do Estado, iniciou ontem (30) as comemorações dos 30 anos de atividades. O Hemepar atualmente é formado pelo hemocentro coordenador, de Curitiba, quatro hemocentros regionais, sete hemonúcleos e 10 unidades de coleta e transfusão, estrategicamente localizadas no interior do estado. A hemorrede Hemepar responde pelo fornecimento de sangue para 384 hospitais públicos e privados.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025