1144x150 %284%29

SAÚDE

Hemepar comemora 30 anos de atividades

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), principal banco de sangue do Estado, iniciou  ontem (30) as comemorações dos 30 anos de atividades. O Hemepar atualmente é formado pelo hemocentro coordenador, de Curitiba, quatro hemocentros regionais, sete hemonúcleos e 10 unidades de coleta e transfusão, estrategicamente localizadas no interior do estado. A hemorrede Hemepar responde pelo fornecimento de sangue para 384 hospitais públicos e privados.

31/03/2012 - 12:15


“Será um ano inteiro de comemorações que culminarão em um grande evento em novembro no dia do doador. O evento marcará os 30 anos desta unidade, que é referência nacional na coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue e hemoderivados”, explicou o diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach.
A rede Hemepar atende uma média mensal de 7,8 mil doadores aptos, realiza aproximadamente 62,4 mil exames sorológicos e é corresponsável por uma média de 13,5 mil transfusões. A rede atende ainda 1.293 pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, as chamadas doenças do sangue, firmando-se como referência na região sul do Brasil.
Segundo o superintendente de Gestão em Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, neste ano o Hemepar receberá investimentos para ampliar a capacidade de atendimento a demanda. “Serão construídos três novas unidade de coleta e transfusão (Paranaguá, Cianorte e Telêmaco Borba) e mais um Hemonúcleo completo (Paranavaí) que vão melhorar a qualidade do serviço prestado à população”. Apenas para a construção destas novas instalações serão investidos R$ 3,3 milhões.
Além disso, estão previstos a aquisição de equipamentos, reforma ou ampliação de todas as unidades regionais da rede Hemepar e o chamamento de mais 17 servidores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e técnicos para integrar o quadro funcional das unidades.
“Hoje já são 904 servidores trabalhando para aumentar a captação de doadores, garantindo procedimentos com segurança, promovendo a melhoria da qualidade da hemoterapia, buscando a certificação dos nossos serviços”, afirmou Hatschbach.

DIFERENCIAL
Sete unidades do Hemepar estão qualificadas pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) para fornecer plasma de qualidade para produção de hemoderivados (medicamentos produzidos a partir do sangue).
Além disso, todas as unidades do Hemepar estão sempre disponíveis para atender, em situações de emergência, hospitais públicos e/ou privados que não fazem parte da hemorrede estadual. “O princípio primordial que nos orienta é a preservação da vida”, enfatiza Hatschbach.
O Hemepar também fornece hemácias fenotipadas para os bancos de sangue privados, que não realizam este procedimento, não deixando a população paranaense desassistida. Este é um produto diferenciado, que só o Hemepar oferece no Paraná.

CERTIFICAÇÃO
O Hemocentro Coordenador da Rede Hemepar está prestes a obter a certificação ISO 9001:2008. Esta certificação é um conjunto de normas e diretrizes internacionais que orientam as empresas na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e Biossegurança – SGQ. A expectativa é que até maio de 2012 o hemocentro já esteja certificado. Segundo o diretor, após a certificação do hemocentro coordenador, o Hemepar buscará a certificação de toda a rede.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29