1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Itaipu Binacional adere à Hora do Planeta na Iluminação da Barragem

Neste sábado (31), a Itaipu novamente vai aderir à Hora do Planeta – movimento internacional de conscientização pelo uso racional de energia. Como forma de apoio, a usina não vai promover a Iluminação da Barragem para os visitantes com acesso pela margem brasileira da hidrelétrica, prevista para as 20h30. A Hora do Planeta tem o objetivo de sensibilizar governos, empresas e pessoas sobre o consumo consciente de energia elétrica. No dia 26 de março do ano passado, 134 países e 3.800 cidades aderiram ao movimento apagando simbolicamente suas luzes por uma hora. Na Itaipu, a Iluminação da Barragem não foi exibida.

31/03/2012 - 12:31


Como a manifestação pela Hora do Planeta dura 60 minutos, o apoio ao movimento não compromete a exibição da Iluminação da Barragem programada para as 21h30 deste sábado, voltada aos turistas que fazem a visita pela margem paraguaia da usina.
   
A Iluminação da Barragem
A Iluminação da Barragem é um dos principais atrativos turísticos oferecidos pela Itaipu. É observada a partir do Mirante Central da usina, nas noites de sexta e sábado. Além das luzes, que valorizam a estrutura de concreto e o formato das catedrais da barragem, o espetáculo é acompanhado por uma trilha sonora criada por Antonio Fava.
O projeto foi criado por um dos maiores especialistas em luminotécnica do Brasil, Peter Gasper, responsável também pela iluminação do Memorial da América Latina, da Catedral de Brasília e do Palácio da Alvorada.
Antes do acendimento das luzes, dois apresentadores e um vídeo mostrado em telões contam a história da hidrelétrica. Em seguida, em meio à escuridão e em sincronia com a música, a barragem de concreto é iluminada por 519 refletores e 112 luminárias.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29