1144x150 %284%29

GERAL

O Projeto PID vai além da inclusão digital; ele prepara estes jovens para o mercado de trabalho, afirma gerente da Prati-Donaduzzi

A Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi em parceria com a Faculdade Sul Brasil – FASUL realizou na noite de sexta-feira (30), a aula inaugural da terceira edição do Programa de Inclusão Digital e Profissional – PID. Na abertura a Banda Sermúsica formada por artistas colaboradores da Indústria empolgaram a plateia e deram um show. Depois do momento de descontração a psicóloga, Adriana Dias Basseto conversou com os adolescentes e jovens sobre as escolhas profissionais, maturidade profissional e a empregabilidade da juventude. A gerente de responsabilidade social da Prati-Donaduzzi destacou que o PID vai além da inclusão digital, ele prepara os participantes do Projeto para o mercado de trabalho.

31/03/2012 - 20:01


A psicóloga Adriana Dias Basseto advertiu aos jovens que antes de eles pensarem em ter uma profissão, precisam entender quais são as suas potencialidades. “Eles devem se conhecer, elencar as várias habilidades que têm. Porque este mundo do trabalho é necessário para o nosso crescimento, para prover nossas necessidades, mas ao mesmo tempo eles precisam entender que o trabalho precisa ser satisfatório. O trabalho não é algo penoso, ele tem que ter uma satisfação e para ter este encontro é preciso ter este autoconhecimento”.

A gerente de responsabilidade social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon destacou a preocupação da Indústria em relação ao social. “A Prati está preocupada com o social, por isso temos hoje diversas ações de responsabilidade social e uma das grandes ações é o Projeto PID, que é um projeto que leva até aos adolescentes e jovens a informática”.

Mas inclusão digital não é o único objetivo do Projeto. “Temos ainda um diferencial. Ofertamos a eles a iniciação profissional. Desenvolvemos formas que despertem neles a vontade, o interesse pelo trabalho. Mostramos os caminhos do que é necessário para se inserirem no mundo do trabalho e o que eles podem fazer para se adaptarem ao perfil do mercado de trabalho”, explicou Maria Rita .

Os jovens que passam pelo Projeto PID tem maior facilidade de ingressarem no mercado de trabalho, alguns são contratados pela própria Indústria, mas outras empresas também têm recrutado os adolescentes e jovens que passam pelo processo de treinamento do PID.

A coordenadora pedagógica da Fasul, Cleonilda Farcas afirma que a parceria é uma iniciativa honrosa das duas organizações. “O objetivo maior é capacitar adolescentes e jovens e proporcionar uma mudança de comportamento, de visão de mundo. Preparar na verdade estes jovens para uma inspiração profissional”.

Cleonilda lembrou que o primordial é o resgate de valores. “A Instituição não está preocupada em trabalhar apenas o conhecimento, mas levar este conhecimento a ter uma aplicabilidade sabia. E aliar estas  duas coisas é o que necessitamos para uma sociedade mais revigorosa, mais justa e igualitária e é isso que a gente busca”.

Participam desta terceira edição do PID 150 adolescentes e jovens. O treinamento tem duração de 120horas é gratuito e oferece dois módulos divididos em Desenvolvimento Profissional e Responsabilidade Social/Cidadania. A formatura desta turma deve acontecer em novembro deste ano.

Sem nome %281144 x 250 px%29