O número é maior do que o registrado no mesmo período em 2010, quando quase 700 clientes apresentavam atrasos de pagamento. Os dados têm por base registros feitos pelas empresas associadas à ACICAM, portanto, o número de inadimplentes pode ser ainda maior.
Para ajudar os empresários a driblar a inadimplência, o Sebrae/PR em Campo Mourão realiza no próximo dia 3 de abril, das 19h às 23h, a capacitação “Política de Crédito e Controle de Inadimplência”, para empresários e colaboradores que atuem no crediário das empresas.
O objetivo da capacitação é apresentar ferramentas para análise de crédito e prevenção da inadimplência nas vendas a prazo, evitando a falta de pagamento por parte dos clientes.
O consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser de Santi, diz que a inadimplência no município tem aumentado porque muitas micro e pequenas empresas deixam de tomar alguns cuidados ao realizar vendas a prazo e na análise de crédito, e ainda se arriscam ao vender com base no relacionamento de amizade com o cliente, utilizando, inclusive, o método fiado.
“Outro problema é que muitos consumidores comprometem demasiadamente a sua renda e sua capacidade de pagamento, assumem parcelas e, no decorrer das prestações, têm dificuldades para arcar com os compromissos”, contextualiza Sandro de Santi.
O consultor esclarece que a proposta da capacitação é incentivar os empresários a agirem com prevenção. Por isso, o treinamento vai abordar metodologias de análise de concessão de crédito que permitam realizar uma venda a prazo mais segura.
Em Campo Mourão, o consultor do Sebrae/PR afirma que há uma grande demanda por parte dos empresários por esse treinamento, porque há certa rotatividade de funcionários no setor de crediário. “Percebemos que uma grande dificuldade das empresas é adotar procedimentos padronizados, com critérios claros e institucionalizados, para que funcione, independentemente de quem esteja atuando no setor”, esclarece Sandro de Santi.
Braz Ismael Vendramini é o instrutor do Sebrae/PR que conduzirá a capacitação. Graduado em Ciências Contábeis e em Direito, ele também é especialista em Ciências Políticas e atua há mais de 20 anos na área de crédito e cobrança. Uma de suas experiências foi no cargo de auditor da Casas Pernambucanas.
Atualmente, Braz Vendramini é diretor da Vendramini Consultoria, com escritórios em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá. A empresa atua no segmento de assessoria em crédito e cobrança e atende grandes corporações, como Lojas Riachuelo, HSBC, Banco do Brasil, Telecheque, entre outros.
Inscrições
Interessados em participar da capacitação “Política de Crédito e Controle de Inadimplência” podem efetivar inscrição no Sebrae/PR em Campo Mourão, que fica na Rua Santa Cruz, nº 1.085, telefone (44) 3523-2500. Há 30 vagas e os encontros acontecerão no próprio escritório da entidade.
Da Assessoria
Sebrae/PR, em Campo Mourão, orienta empresários na prevenção da inadimplência
Clientes que não cumprem os prazos de pagamento, inevitavelmente, tornam as relações empresariais desagradáveis e desencadeiam problemas financeiros que afetam não só a empresa, mas toda a economia local. Em Campo Mourão, noroeste do Paraná, dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM), apontam que, em fevereiro deste ano, mais de 900 consumidores se tornaram inadimplentes no município.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025