Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Programa Toopelando é selecionado em encontro no Paraná

O Programa Toopedalando: Desenvolvimento Sustentável sobre duas rodas, de Toledo, foi classificado no “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria”. Foram inscritas 40 práticas do Brasil inteiro e o município ficou entre os classificados que foram apresentados durante o Encontro. Além disso, experiências selecionadas farão parte de uma publicação que será preparada pelo Instituto Pólis e lançada posteriormente.

02/04/2012 - 14:53


Entre os objetivos do edital estão estimular o desenvolvimento local sustentável, com valorização dos pequenos negócios; a formalização, capacitação e desempenho criativo dos empreendedores individuais no processo de desenvolvimento local. Para a seleção das experiências inscritas foram considerados aspectos como a pertinência da boa prática inscrita e a possibilidade de replicação por outros municípios.
O Programa Toopedalando é um projeto que visa oferecer à cidade um transporte sustentável e não poluente. Uma solução de meio de transporte para pequenos percursos. Facilita o deslocamento nos centros urbanos e harmoniza o trânsito. É considerado inovador e já virou exemplo para outros municípios. O prefeito do município, José Carlos Schiavinato, declarou após participar do evento que é uma satisfação ver o respeito que as pessoas têm com o município de Toledo. “O município é reconhecido no Brasil por várias ações, como o projeto Toopedalando. Nós tivemos a oportunidade de participar da frente dos prefeitos, levando este projeto e o levaremos também para o Rio + 20. Ficamos muito honrados que o nosso projeto foi selecionado”.
Projeto
O cadastro para participar do projeto é feito através do site da Prefeitura www.toledo.pr.gov.br e é totalmente gratuito. Cada morador tem direito a andar duas horas com a bicicleta, sendo que 15 minutos após a devolução já pode retirar outra. Existem seis estações do Toopedalando distribuídas em pontos estratégicos da cidade, com 60 bicicletas à disposição dos usuários. As bicicletas são monitoradas por GPS e o gerenciamento do sistema é feito pela Secretaria de Segurança e Trânsito do município. São cerca de 40 quilômetros de ciclovia e ciclofaixas por toda a cidade.
Em função do sucesso do projeto, o prefeito já analisa a ampliação de mais estações e ciclovias. “Pediram estações de bicicletas na Vila Industrial e no Jardim La Salle, então precisamos ampliar o programa. Pretendemos melhorar as bicicletas, o atendimento, mas para isso precisamos que as pessoas façam o cadastro”, reforçou.
O programa foi apresentado durante o evento através de um documentário de cinco minutos de duração, produzido pela Secretaria de Comunicação do município.
Rio + 20
Marcado para junho de 2012, o Rio + 20 será uma conferência realizada no Rio de Janeiro que tem o objetivo de discutir sobre o meio ambiente, a economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29