Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Debate sobre autismo mobiliza Plenário da Assembleia

Apoio para a criação de centros de diagnóstico e tratamento multidisciplinar de pessoas com autismo, possibilitando a sua inclusão social. Essa foi a principal reivindicação feita pelos representantes da causa que nesta segunda-feira (2) falaram na tribuna da Assembleia Legislativa, dentro da programação alusiva ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”.

02/04/2012 - 15:23


Segundo a médica Mariane Wehmuth, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR), pesquisas revelam que vem crescendo no mundo o índice de crianças portadoras desse transtorno. Ela explicou que, no Brasil, não há dados oficiais sobre essa doença, definida por sintomas que se caracterizam por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Entretanto, especialistas que atuam na área da Saúde têm a percepção de que os casos, igualmente, vêm aumentando no país. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a síndrome já atingiria cerca de 2 milhões de brasileiros, sendo que mais da metade ainda está sem diagnóstico.
A médica considera o quadro preocupante e lamentou que existam ainda muitas pessoas sofrendo desse transtorno, sem contar com um diagnóstico adequado e, consequentemente, sem um correto tratamento multidisciplinar. “Precisamos com urgência desses centros de tratamento; precisamos incluir essas pessoas na sociedade. Não podemos cruzar os braços diante das dificuldades”, frisou.
De acordo com a médica Magali Santiago Silva Losso, representante da União de Pais pelo Autismo (UPPA), e também mãe de uma jovem autista, é fundamental a implementação de centros de tratamento, assegurando o diagnóstico e a adoção de ações que levem à inclusão dos autistas na sociedade: “30% de portadores da síndrome, quando diagnosticados precocemente, se inserem no mercado de trabalho”, explicou. Magali deu ainda um breve depoimento sobre a luta de sua família para identificar o problema da filha, falou sobre a procura de informações e tratamento, bem como sobre a evolução da ciência em relação a um distúrbio que, há cerca de 25 anos, era pouco conhecido.

Legislativo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), reiterou que o Parlamento estadual se associa às ações que marcam a passagem do “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, ao abrir espaço durante a sessão plenária para que lideranças e profissionais que trabalham no diagnóstico e tratamento de casos de autismo pudessem debater o assunto, para oportuna informação da sociedade e também para que se promovam avanços, cada vez mais, na definição de diretrizes públicas de apoio às pessoas com autismo.
Além disso, uma audiência pública para ampliar a discussão sobre tema e a busca de soluções também já está marcada. A audiência acontecerá no Plenarinho, no próximo dia 25, a partir das 9 horas. A proposição do evento é de autoria do deputado Péricles de Mello (PT), defensor de uma legislação específica capaz de melhor amparar as pessoas com a doença e seus familiares. “Fomos procurados por várias entidades e vamos apresentar um projeto de lei neste sentido, criando efetivamente políticas públicas para os autistas. Teremos por isso também a audiência do dia 25, que será o momento de discutirmos e aprofundarmos ainda mais essa questão”, reafirmou nesta segunda-feira o deputado petista.

Cor azul
Entre as medidas adotadas no Legislativo paranaense, alusivas ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, está a iluminação dos edifícios da Casa com a cor azul, que simboliza a síndrome, como mais uma forma de chamar a atenção para o problema. Ao mesmo tempo, a Diretoria de Comunicação vem reforçando a cobertura do assunto através da exibição pela TV Sinal de entrevistas com médicos e psicólogos e a distribuição de matérias de rádio pela internet, acessíveis em www.alep.pr.gov.br/radio_sinal. O objetivo é mostrar as diversas instituições que tratam do autismo e a luta pelo reconhecimento da especialidade, buscando sensibilizar a sociedade para a importância da criação de políticas públicas que tragam melhorias no atendimento aos autistas e familiares.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem nome %281144 x 250 px%29