Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Últimos dias para inscrição aos cursos para professores das escolas públicas

Até o próximo dia 8 estarão abertas as inscrições para cursos gratuitos presenciais dentro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estão sendo ofertadas 200 vagas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

03/04/2012 - 07:11


O objetivo principal do programa é garantir que os professores efetivos e temporários (PSS) em exercício na rede pública de Educação Básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício. Para participar, o professor em exercício na rede pública de educação básica deve cadastrar o seu currículo na Plataforma Freire, no endereço: http://freire.mec.gov.br  onde estão disponibilizadas as informações sobre os cursos.

Cursos
As 200 vagas ofertadas pela Unioeste serão divididas em 40 vagas para cada um dos seguintes cursos: 1ª Licenciatura em Pedagogia, no Campus de Foz do Iguaçu, com 3,2 mil horas, para os professores da educação básica pública que ainda não têm uma licenciatura; 2ª Licenciatura em Ciências Biológicas, no Campus de Cascavel, com 1,2 mil horas; 2ª Licenciatura em Filosofia, no Campus de Toledo, com 1,2 mil horas; 2ª. Licenciatura em Ciências Sociais, no Campus de Toledo, com 1,2 mil horas; Formação Pedagógica, Campus de Cascavel, com 540 horas.
Os cursos de 2ª. Licenciatura são voltados aos professores em exercício na rede pública da Educação Básica, há pelo menos 3 anos, e que estão atuando em área distinta da sua formação inicial. O curso de Formação Pedagógica é destinado para aqueles professores que atuam com bacharelado, mas que gostariam de fazer e necessitam da formação pedagógica complementar.
Todos os cursos são voltados aos professores que atuam em sala de aula nas escolas públicas de Cascavel e região há pelo menos 3 anos ou 600 dias letivos. Além dos professores efetivos, a Secretaria Estadual de Educação também autorizou a participação dos professores temporários (PSS).
As aulas dos cursos de 2ª Licenciatura irão ocorrer às sextas- feiras à noite e aos sábados e do curso de Formação Pedagógica serão aos sábados. As aulas do curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia ocorrerão no período noturno, de segunda a sexta-feira, com aulas previstas para começar em agosto deste ano. Os concluintes receberão diploma emitido pela Unioeste.

Inscrições
Os professores interessados terão que fazer suas pré-inscrições somente pela Plataforma Freire e o processo de seleção seguirá o seguinte cronograma: até o próximo dia 8 será realizada a pré-inscrição, no endereço: http://freire.mec.gov.br, clicando no link primeiro acesso a plataforma Freire, ou no link  já sou cadastrado para acessar e atualizar dos dados.
Do dia 9 a 23 serão validadas as inscrições pela Secretaria de Estado da Educação e pelas secretarias municipais de Educação. Depois, de 24 de abril a 8 de maio será o período de seleção dos alunos pela Unioeste e do dia 9 a 23 de maio será realizadas as matrículas dos alunos selecionados. Outras informações sobre o Parfor poderão ser obtidas com a coordenação do programa: parfor.unioeste@unioeste.br ou pelo telefone (45) 9910-6020.
Interessados poderão entrar em contato diretamente com os seguintes coordenadores dos cursos: 1ª Licenciatura em Pedagogia, Campus de Foz do Iguaçu: joceliarruda@hotmail.com, telefone: 9962-8626; 2ª Licenciatura em Filosofia: Luis.Portela@unioeste.br,    telefone: 9936-6443 ou 3379-7035; 2ª Licenciatura em Ciências Sociais, no Campus de Toledo: silviocolognese@ibest.com.br, telefone 9989-0365; 2ª Licenciatura em Ciências Biológicas, Campus de Cascavel, margarete.nakatani@unioeste.br, telefone 9982-1302; Formação Pedagógica, Campus de Cascavel: monicazan@uol.com.br,  telefone 9966-4391. Também pode ser acessado pelo endereço http://freire.mec.gov.br/publico/pdf/como_se_cadastrar.pdf.

Plataforma Freire
Para entrar na plataforma Freire o candidato deve acessar o endereço http://freire.mec.gov.b e clica em primeiro acesso, preenche dados, como o CPF e nome completo, cadastra uma senha (com quatro letras e dois números) e informa o e-mail (se não tiver e-mail, a plataforma tem um campo para criá-lo).
Feito isso, o professor retorna à tela principal e clica em já sou cadastrado, informa CPF e senha e clica em autenticar, então aparece à tela principal da plataforma. Entre a série de ícones informativos, ele vai encontrar o currículo do professor.
No campo seguinte, vai descrever, em poucas linhas, um resumo do currículo (formação, experiências). Salva as informações e passa para o campo seguinte, onde vai detalhar sua formação acadêmica e complementar; no próximo espaço, vai informar sobre a atuação profissional (escolas em que trabalhou e trabalha as disciplinas e as etapas de ensino); no outro espaço, vai descrever projetos que tenha desenvolvido na escola; nos próximos campos são pedidas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação
Depois de cadastrado, o professor deve consultar o ícone previsão de oferta de cursos. Ali, ele encontrará tabelas com a projeção da oferta de cursos, por estado, para os anos de 2009 a 2011. Após verificar os cursos disponíveis – para o segundo semestre de 2009 são 54 mil –, o professor pode fazer a pré-inscrição no curso pretendido. Primeiro, seleciona o estado e a área do conhecimento. Feito isso, a plataforma informa a relação de cursos disponíveis para fazer a pré-inscrição.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29