Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Curso capacita comunidade para atendimento e cuidado ao idoso

A Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi em parceria com a Prefeitura de Toledo – por meio do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Jardim Coopagro - iniciou hoje, dia 3 de abril, as atividades do projeto “A arte do cuidar na melhor idade”. O curso é voltado aos cuidadores de idosos, familiares e profissionais da área de saúde que já trabalham com pessoas da terceira idade.

 

03/04/2012 - 11:44


 O treinamento é gratuito e tem como objetivo capacitar os participantes no atendimento e cuidado com idosos com ou sem limitações para as atividades diárias. “O Brasil tem uma demanda grande de pessoas que já são idosos ou estão se encaminhando para a terceira idade e eles precisam de um atendimento diferenciado. Por isso, esse curso foi criado para oportunizar melhorias na qualidade de vida dos idosos e esperamos que a comunidade participe dessa ação”, destaca a gerente da área de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon.

Segundo a secretária de Assistência Social de Toledo, Marisa Ramos Cardoso, o município já investe em atividades de prevenção de doenças e valorização dos idosos, por meio dos Certis do Jardim Coopagro e da Vila Pioneiro. “Essa é uma parceria bem vinda nesse momento entre o Certi e a Prati-Donaduzzi. São duas mãos unidas cada vez mais pela valorização da vida e para prevenir que os idosos fiquem doentes. Será muito importante dar continuidade a essas atividades”, frisa.

 

 

Programação

O curso - com duração de 30 horas – será realizado no mês de abril, em quatro módulos, sempre às terças-feiras e durante todo o dia. Durante o treinamento serão abordados temas como cuidados, higiene e alimentação, noções de emergências, exercícios físicos, aspectos psicológicos e maus tratos aos idosos. Os módulos serão ministrados por uma equipe multidisciplinar, composta de profissionais das áreas de saúde, assistência social, psicologia, odontologia, fisioterapia, nutrição, enfermagem e farmácia.

O primeiro módulo do curso foi realizado nesta terça-feira. O médico do Certi, Dr. Mário Gomes, orientou os participantes sobre emergência no domicílio do idoso para agir em situações de engasgo, vômito, convulsão e queda. Já a assistente social, Maria Rita Pozzebon, destacou sobre os cuidados com o idoso, os serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada.

A moradora de Toledo, Cleusa Maria Maurena, sentiu a necessidade de participar do projeto para prestar atendimento aos seus pais. “Meus pais estão vivos e bem de saúde, mas podem ficar doentes a qualquer momento e terei que conviver com essa situação dentro de casa. Por isso, procurei um lugar especializado para aprender da forma correta”, ressalta.

Sem nome %281144 x 250 px%29