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GERAL

Antes de contratar serviços por telefone exija cópia do contrato, diz Procon

Os setores que mais causam transtornos ou problemas a população é a telefonia fixa e a parte financeira, como cartões de crédito, empresas financiadores, entre outros. O coordenador do Procon de Toledo, José Wilmar Cordeira Ribeiro, explica que os problemas estão relacionados ao contato pelo 0800 e o contrato ao adquirir os serviços das empresas.

16/12/2010 - 08:06


“Por tratar-se de qualquer problema que aconteça temos que entrar em contato com o 0800. Neste ponto é a dificuldade das pessoas, pois os profissionais têm uma dificuldade em resolver de imediato os problemas do cliente”.


Telefonia
Segundo Ribeiro, os problemas na telefonia são diversos. Entre eles, o consumidor não reconhece como devida os problemas de contrato, ou seja, muitos dos clientes não solicitam o contrato ou não compreendem as informações contidas no documento. “O Procon tem esta função de clarear as informações, porque em uma ligação oferecendo o plano com as condições não é o suficiente. Até para o Procon fica difícil de ajudar o consumidor neste momento, porque ele não tem o cuidado de pedir que venha este contrato para que ele leia, tenha todas as informações e assine com conhecimento. A telefonia de uma forma geral tem todos os casos possíveis de problemas”.


Empresa

Com relação a empresa com o maior número de reclamações, o coordenador do Procon, destaca como sendo a telefonia fixa que está em mais em evidência. “Não gostamos de falar em nome, para que as pessoas não se sintam prejudicada, mas é aquela que esta mais efetiva em Toledo, no Paraná e no Brasil”
Orientação
Para evitar problemas, o coordenador do Procon de Toledo, José Wilmar Cordeira Ribeiro, orienta que a população priorize as instituições de Toledo, ou seja, as empresas que apresentam maior facilidade na hora de estabelecer o diálogo com a gerência. Assim, o Procon tem condições de auxiliar de uma forma mais efetiva na negociação. “A primeira orientação é solicitar o contrato e o ler com atenção, além de ter as bases de negociação”.


Atendimento
O Procon em Toledo atende de segunda a sexta-feira a partir das 8h15 até às 11h15 e das 13h30 às 17h15.

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