1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Conselho de partidos promove Seminário sobre desenvolvimento econômico

Quais serão os rumos de Toledo nos próximos 10, 20 ou 30 anos? Que investimentos devem ser feitos para que o município possa crescer, gerar emprego e renda? O que é possível ser feito para que os jovens formados nas Universidades e Faculdades de Toledo possam permanecer aqui e atuarem em suas áreas de formação? O que pode ser feito para reverter o índice do IBGE – Censo 2010, que aponta que 44% dos domicílios de Toledo tem renda per capita de até um salário mínimo? Para responder estas e outras perguntas o Conselho de Partidos de Oposição promove no dia 26 de abril, às 19h na Acit, o Seminário sobre Desenvolvimento Econômico.

03/04/2012 - 15:27


O presidente do PMDB - Diretório municipal de Toledo – Beto Lunitti explica que o Seminário faz parte do Programa Seminários para o Plano de Governo promovido pelo Conselho de Partidos – que tem como parceiros PSC, PSDC, PT, PDT, PMDB e PPL.

O primeiro Seminário foi realizado no dia 17 de março e o tema abordado foi Saúde Pública, na época a consultora Lenir Zimermann falou sobre a criação do SUS, as responsabilidades dos entes e sobre a importância de se investir em prevenção. A consultora falou aos partidos que o melhor investimento que um governo pode fazer é fortalecer a atenção básica, pois é o caminho para aliviar as filas e a alta procura por especialistas e emergências.

Desta vez o tema do Seminário será Desenvolvimento Econômico e o palestrante convidado será o professor PHD em Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Jandir Ferreira de Lima.

O professor vai fazer um diagnóstico do desenvolvimento de Toledo e região, as potencialidades e fragilidades da economia local. Os desafios a serem superados para que Toledo tenha um futuro próspero.

Beto Lunitti conta que o Conselho de Partidos fez um diagnóstico prévio, com seus especialistas em cada área e o Seminário é o momento de ouvir outros especialistas, estudiosos de cada tema. “É preciso cruzar os olhares de quem estuda, de quem atua em cada área, com as discussões que fizemos. Estes Seminários estão nos trazendo elementos novos, complementando o que tínhamos. Após a realização de todos os seminários tenho a certeza que teremos um excelente plano de Governo, pois tudo isso está sendo discutido com a sociedade, que está nos apontando os caminhos”.

O peemedebista relata que o tema “Desenvolvimento Econômico” nasceu não só das estatísticas, mas da convivência diária com as situações de estrangulamento do desenvolvimento. “As estatísticas negativas de desenvolvimento do município, da concentração de renda apontada pelo IBGE de que 44% dos domicílios de Toledo tem até 1 salário mínimo de renda per capita são consequências  de uma política, de uma escolha que, ao nosso ver, foi equivocada. E esta percepção foi aumentando na medida em que fomos ampliando o diálogo com o setor produtivo, as entidades de classe e a sociedade civil organizada em geral”.

Para Beto Lunitti apontar os dados reais é uma obrigação de todo o cidadão que passa observá-los. “Dizer que o desenvolvimento do município foi negativo é um dado da realidade, confirmado pelas estatísticas do Instituto Firjan, ou a concentração de renda confirmada pelo IBGE, mas não significa que não vemos as coisas boas que acontecem no município, ao contrário, as vemos e acreditamos que podemos melhorar e muito desde que a lógica do investimento público seja invertida”.

Beto Lunitti conta que o Conselho de Partidos estará entregando os convites às entidades de representação de classes e aos empresários dos diversos setores produtivos. “Vamos visitá-los e levar os convites, mas queremos desde já estender este convite a toda à sociedade interessada em discutir o desenvolvimento econômico de Toledo. Venham para o Seminário no próximo dia 26 de abril, às 19h na Associação Comercial e Empresarial de Toledo. O professor Jandir Ferreira de Lima é pós-doutor em desenvolvimento regional. É alguém que precisamos ouvir, com certeza terá muito a nos dizer”.


Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29