1144x150 %284%29

POLÍTICA

Medidas do Plano Brasil Maior reforçam papel ativo do Estado, diz Welter

O conjunto de medidas anunciadas nesta terça-feira pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de fortalecer a indústria nacional num cenário de crise internacional, foi saudado pelo líder da Oposição, deputado estadual Elton Welter (PT), como mais uma demonstração do papel do Estado como indutor do desenvolvimento.

03/04/2012 - 15:37


As medidas formam a segunda fase do Plano Brasil Maior, que foi anunciado em julho do ano passado. Segundo Welter, num ambiente de crise, guerra cambial e concorrência predatória entre os países, “a presidenta Dilma sinaliza que o Brasil não ficará passivo, esperando que o mercado resolva espontaneamente os problemas.”

O líder da Oposição lembrou que, devido à política implementada pelo governo nos últimos nove anos, o Brasil encontra-se em condições muito favoráveis para enfrentar a crise. Welter elencou entre essas condições “o fortalecimento do mercado interno, a geração de emprego e renda, a menor dependência dos mercados externos, os investimentos sociais e em infraestrutura, a solidez fiscal, o controle de inflação e a acumulação de reservas.”

As medidas anunciadas pelo governo incluem, entre outras, ações sobre o câmbio, proposta de redução da taxa Selic, desoneração da folha de pagamentos, desoneração do IPI e dos gastos com infraestrutura, estímulos à produção nacional, financiamento do comércio exterior e plano nacional de banda larga. O volume de recursos é significativo e, para Welter, “as medidas apontam para a continuidade da política de distribuição de renda, geração de empregos e desenvolvimento. Como disse a presidenta, ao lema do governo ´País Rico é País sem Miséria´, vamos agora acrescentar que país rico é país que investe, que cria empregos e se torna cada vez mais competitivo.”


Assessoria Dep. Elton Welter 

Sem nome %281144 x 250 px%29