Nestas universidades participou de reuniões visando o desenvolvimento de projetos científicos em parceria, intercâmbio bilateral de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, realizou visitas técnicas e ministrou conferências sobre “Sistemas de Produção Sustentáveis”.
Conforme o professor Affonso, esta interação científica com outras universidades em outros países, proporciona profunda reflexão sobre o ponto exato onde as pesquisas dos professores brasileiros estão em relação a trabalhos semelhantes em andamento em outras universidades pelo mundo.
“Minha surpresa foi constatar que nossas pesquisas científicas na área de remediação e descontaminação de compartimentos ambientais utilizando resíduos provenientes de atividades agroindustriais têm se destacado de forma competitiva e, muitas vezes, até de forma superior ao que se desenvolve na Europa atualmente”, destacou ele.
Trabalho
A oportunidade de visitar estas universidades surgiu em virtude dos inúmeros trabalhos científicos que o professor tem realizado nos últimos anos na área de Ciências Ambientais, mais especificamente com relação aos trabalhos de remediação e descontaminação de águas e solos contaminados por agrotóxicos e metais pesados tóxicos.
A equipe coordenada por ele conta com inúmeros acadêmicos de doutorado, mestrado e iniciação científica que sob sua orientação direta, desenvolvem trabalhos científicos de descontaminação de compartimentos ambientais (águas e solos) utilizando materiais absorventes alternativos e sustentáveis provenientes de atividades agroindustriais.
No ano passado, o professor Affonso já havia sido convidado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) para visitar a referida universidade e ministrar algumas conferências com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que financiou aquela missão científica, a qual culminou com a assinatura de convênios e parcerias científicas entre as duas universidades.
Certamente estas novas parcerias científicas e tecnológicas entre os grupos de pesquisa envolvidos trarão, como frutos desta experiência, uma grande contribuição na formação dos recursos humanos (mestres, doutores e pós-doutores) da Unioeste.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Professor da Unioeste retorna de missão científica na Europa
O professor Affonso Celso Gonçalves Jr. do Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve na Europa ministrando conferências, visitas técnicas e efetivando parcerias científicas na área de Ciências Ambientais. O pesquisador esteve em Portugal, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e também esteve na Espanha junto ao Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental e Departamento de Química Analítica da Universidade Autônoma de Barcelona.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 5Saúde realiza capacitação sobre IST com agentes comunitários de saúde
Últimas notícias
- 1Endemias realiza ação educativa no Dia D de Combate à Dengue, no sábado (8)
- 2Palestra com delegada marca início do 5º Seminário Mulheres em Foco
- 3Seminário debate atenção integral à saúde de adolescentes em medidas socioeducativas
- 4Agência do Trabalhador de Toledo é premiada em evento estadual
- 5Quando a causa é real, o impacto também é: ação da Faculdade Donaduzzi entrega 150 litros de leite ao Hospital Bom Jesus



