Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Alunas do NRE de Toledo se destacam em Prêmios Internacionais

Duas alunas do Núcleo Regional de Educação de Toledo se destacaram em Concursos Internacionais neste mês de março. Ambas estudam no 9º ano do Ensino Fundamental e tiveram como tema de seus trabalhos o esporte.

04/04/2012 - 13:46


Carta
A aluna Naiane Laiza Jagnow, da Escola Estadual de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, classificou-se em 2º lugar na etapa estadual do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o concurso desafiou os participantes a escrever uma carta para um atleta ou para uma personalidade esportiva de admiração para lhe dizer o que significavam os Jogos Olímpicos para eles.
A participação de Naiane no concurso partiu do convite da professora de língua portuguesa Reni Hengenberg, “Primeiro ela chegou na sala e falou sobre o concurso, e que pra participar a gente tinha que escolher um atleta e pesquisar sobre as olimpíadas e o esporte”, lembra a aluna.
“Escolhi o Cesar Cielo porque eu sempre vejo como ele se esforça, o que ele viveu, e  acho ele um exemplo”, explica Naiane. O nadador Cesar Cielo foi o primeiro brasileiro medalhista de ouro na modalidade, é recordista mundial na prova dos 50 metros nado livre, e detentor de outros dez recordes na natação.  “Eu sempre gostei de escrever e fui escrevendo essa carta como se fosse pra ele mesmo ler. Falei sobre a importância dos jogos olímpicos para mim e para os brasileiros”, comentou. Ela se diz surpresa com a classificação, “Eu fiquei muito feliz, não acreditei, porque nesse concurso de cartas não participam só as escolas públicas, mas todas as escolas, e pra mim foi uma grande honra ser escolhida”, afirmou.
Como prêmio pela segunda colocação ela receberá um som portátil com CD, MP3 e Rádio AM/FM, além de certificado.

Desenho
Silvana Alves Dias dos Santos tem 17 anos e estuda no Colégio Estadual Quatro Pontes, todas as segundas e terça-feiras ela participa em horário contra-turno das aulas de língua alemã pelo Centro Estadual de Língua Estrangeira Moderna – CELEM. Foi lá que a professora Sinara Boettcher propôs a participação dos alunos no concurso “Deutschland – Land des Sport” (Alemanha País do Esporte) patrocinado pelo Instituto Goethe Curitiba. No concurso, os participantes deveriam desenhar uma resposta à pergunta “O que o esporte pode mover?”
Ela respondeu que “O esporte move o mundo” e ficou em 3º lugar. “Fiquei muito feliz e surpresa, participando a gente não perde nada só tem a ganhar”, afirma a aluna, que já está no segundo ano do curso de alemão. “Tive vontade de fazer o curso porque em casa ouço os meus tios que falam alemão, então isso influenciou bastante”, conta Silvana. Como prêmio ela recebeu materiais pedagógicos, livros e dicionários de alemão.

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29