Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Conselho Estadual do Trabalho debate salário mínimo estadual

O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, e o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Denílson Pestana da Costa, reuniram-se terça-feira (03) com representantes das centrais sindicais dos trabalhadores e dos empresários para promover ampla discussão tripartite e possibilitar um consenso em relação ao valor do reajuste do novo salário mínimo regional do Paraná.

04/04/2012 - 13:57


Segundo Romanelli, é meta do governo estadual manter a política do piso regional. “O salário deve ajudar na superação da desigualdade social, mas também manter a competitividade do Paraná”, diz.
Governo, centrais sindicais e o setor patronal marcaram uma nova reunião para esta quinta-feira (5). O diretor de pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, apresentará uma contraproposta às propostas apresentadas pelos trabalhadores e pelos empresários.
O objetivo, segundo Suzuki, é contribuir na formulação de uma proposta consensual tripartite sobre o valor do reajuste. “O que vamos apresentar é uma proposta de um reajuste um pouco menor para este ano e um pouco maior em 2013”, disse.
Atualmente, o salário mínimo regional varia entre R$ 708,14 e R$ 817,78. O piso regional estadual é referência para as categorias não sindicalizadas. “Hoje, aproximadamente 5% das pessoas que trabalham com carteira assinada não possuem sindicatos que defendam suas profissões, por isso existe o piso regional para proteger esses trabalhadores”, destacou Romanelli.
O salário mínimo regional é dividido em quatro faixas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações:
Grupo I: Trabalhadores da agricultura, setores florestal e pesca.
Grupo II: Trabalhadores em serviços administrativos, domésticos e gerais, vendedores do comércio e trabalhadores em reparação/manutenção.
Grupo III: Trabalhadores na produção de bens e serviços industriais.
Grupo IV: Técnicos de nível médio.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29