Os cristãos recordam também o momento em ocorre a instituição da Eucaristia, onde Jesus se faz presente no pão eucarístico, presente nas celebrações. É o trecho principal da consagração recordado na missa.
Na celebração de hoje, às 20h, o bispo diocesano, D. Francisco Carlos Bach, conduzirá a celebração, juntamente com o pároco da Catedral, Pe. Inácio Afonso Scherer, e o vigário paroquial, Pe. Lucivaldo Castellani.
Em seguida, começará a adoração ao Santíssimo Sacramento, organizada de modo a promover a participação de toda a comunidade. A Capela do Santíssimo é o local da Vigília e os fiéis serão recebidos no período do dia ou da noite, inclusive na madrugada, para as orações.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Amanhã, Sexta-feira Santa (06), os ritos terão início às 15h, com a leitura do Evangelho da Paixão do Senhor. Na Catedral também haverá a Via Sacra, às 19h, contando com apresentação de vídeo da Campanha da Fraternidade – Fraternidade e saúde pública. Na Via Sacra, os cristãos lembram o caminho da dor e do sofrimento de Jesus até a Crucificação. Tradicionalmente, a data é marcada pelo silêncio e oração.
SÁBADO DA VIGÍLIA PASCAL
No Sábado Santo acontece a celebração da Vigília Pascal, que na Catedral Diocesana começará às 20h, com a liturgia da luz – bênção do fogo e procissão do Círio Pascal. Também haverá batizados.
DOMINGO DE PÁSCOA
No Domingo de Páscoa, as paróquias escolheram os melhores horários para oportunizar a participação da comunidade. Na Catedral de Toledo serão duas celebrações: às 9h e às 19h.
Da Assessoria
GERAL
Tríduo Pascal começa nesta Quinta-feira Santa
Começa amanhã, Quinta-feira Santa (05), o Tríduo Pascal. Na celebração desta data, recorda-se a instituição da Eucaristia, durante a Ceia do Senhor. Popularmente, esta também é conhecida como a celebração do Lava Pés. A liturgia de hoje lembra a última ceia de Jesus com seus discípulos, onde Ele levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e amarrou-a na cintura. Com uma bacia de água, começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha da cintura. O gesto demonstra a humildade do mestre e obediência ao que estava por vir.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 4Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica