1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Identidade é tema de exposição de trabalhos em Toledo

Os olhinhos estavam atentos a qualquer movimento. A alegria e a satisfação estavam instampados nos rostinhos dos alunos da segunda série da Escola Municipal Amélio Dal Bosco. Eles foram os responsáveis pela organização da exposição “O meu eu me conta quem sou” realizada nesta quarta-feira (04). O resultado é de um trabalho de pesquisa desenvolvido com os alunos desde o mês de fevereiro pela professora Silvana de Fátima Martines, o qual foi conhecido hoje pela comunidade escolar, pais, amigos e demais convidados.

04/04/2012 - 17:44


De acordo com a professora, ela e demais educadores da rede Municipal de ensino participaram de um curso de formação neste ano, o qual culminou na realização deste trabalho. Silvana contou que anualmente, os professores buscam trabalhar a identidade com os alunos. “A minha turma é criativa e dinâmica. Eu somente organizei as ideias deles. Os alunos realizaram uma pesquisa com os pais, desenharam, recortaram, buscaram informações com outras pessoas e construíram histórias sobre suas famílias”.
Silvana relatou que as crianças tiveram o conhecimento que elas possuem uma identificação (certidão de nascimento), a qual possui muita informação. “Também teve testemunhas do nascimento delas, as quais fazem parte do meio. Além que no rosto de cada um há muita informação e significado sobre este trabalho”.
Durante a exposição, o papel do aluno, Calebi Osmar Studt, era recepcionar as pessoas com um belo sorriso e a frase: Seja bem-vindo. Ao ser questionado quem era Calebi? Ele disse: “Eu sou Calebi. Tenho seis anos. Moro com a minha família no sítio e gosto de estudar e brincar”.
Para a diretora, Leny Pinheiro Moura, trabalhar a identidade não é uma tarefa fácil, pois o professor precisa estar preparado para entrar no mundo das crianças, do eu, do faz de conta. “O estudo da identidade é o momento mais importante na vida do educando, pois é a sua história que está sendo inserida na sociedade, a qual dará outra identidade. Quando se fala em identidade se fala em família, de amor e de vínculo afetivo. Por isso, a importância da professora Silvana desenvolver este trabalho. Ela despertou nas crianças o prazer e o interesse pela sua história”.
A diretora salientou que este trabalho fez com que a Escola tivesse mais vínculo com a família. “A escola não trabalha sozinha. Ela precisa da família para construir uma educação com mais qualidade”.

Sem nome %281144 x 250 px%29