1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Comunidade define destinação de recursos do Projeto Caldes

O Fórum que discute o Projeto de Capacitação de Autoridades Locais para o Desenvolvimento Sustentável - Caldes realizou mais um encontro, na tarde desta quarta-feira (4), no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. O objetivo era definir onde serão aplicados os recursos captados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste junto ao Programa EuropaAid.

04/04/2012 - 18:25


 O Projeto Europeu Caldes tem como finalidade a capacitação de autoridades locais dos municípios de diversos países visando a melhoria das suas atuações no âmbito do planejamento e gestão ambiental dos respectivos territórios. O Projeto esta contemplado com filanciamento junto ao Programa EuropaAid, cofinanciando com 75% pela Comissão Europeia e os 25% entra como contrapartida do sócio brasileiro, a Unioeste, através do trabalhado de professores e pesquisadores, além da estrutura física.

A Unioeste é responsável pela implantação do Projeto Caldes em três municípios da região Oeste: Toledo, Tupãssi e São Pedro do Iguaçu. O vice-reitor da Unioeste, Carlos Piacenti comentou o processo que começou em 2010 e trouxe o Projeto Caldes para Toledo. “Na época, eu e a Marilene, estávamos no governo do Estado (governo Pessutti), fizemos o Projeto que concorreu com diversos outros e foi contemplado”.

Piacenti lembra que na elaboração do Projeto os municípios indicados seriam os que tivessem baixo IDH. “Com a mudança de governo, no final de 2010, por conta da Lei eleitoral o governo não pode assinar o Convênio. Então nossa preocupação era não perder o Projeto. Foi aí que procuramos a Reitoria para que o Projeto fosse assinado via Unioeste. Em 2011, depois de uma serie de tratativas este convênio foi assinado pela Unioeste, e como estamos aqui na Região entendemos que o ideal era incluir os municípios que estivessem próximos da área de abrangência da Unioeste”.

O Projeto Caldes visa como resultados do Projeto a melhoria da qualidade de vida da população; o desenvolvimento sócio econômico dos municípios beneficiários; a capacitação dos atores; a mitigação dos problemas ambientais; a criação de uma rede permanente para troca de experiência entre as entidades parceiras dos outros países; o impulso de uma nova cultura de participação pública; e a geração de emprego e renda, em especial para os grupos prioritários das regiões sócias.

No segundo encontro do Fórum realizado hoje (4), em Toledo os representantes da comunidade e sociedade civil organizada apontaram sugestões, fizeram alguns questionamentos e definiram que os recursos do Caldas, em Toledo, serão destinados para educação ambiental, formação dos agentes ambientais e para a aquisição de containers receptores de lixo reciclável a serem instalados prioritariamente nas instituições de ensino, da educação infantil ao ensino superior.

O professor Cleber Lindino questionou sobre a logística para a retirada dos containers e se o município teria a obrigação de oferecer alguma contrapartida ao Projeto. O vice-reitor da Unioeste, Carlos Piacenti disse que a contrapartida já foi dada pela Universidade. “O município não tem a obrigação, mas esta é uma primeira etapa do Projeto Caldes, no próximo ano um novo edital será lançado e certamente com volume de recurso maior. Pensando nisso o município de Tupãssi se antecipou e ofereceu uma contrapartida. Certamente na segunda etapa o gestor do Projeto avaliará o que cada município fez, se tomou alguma iniciativa ou sou usufruiu daquilo que captou”.

Diante desta avaliação o vereador Rogério Massing declarou a possibilidade de abrir diálogo com o município para estudar a viabilidade e Toledo oferecer uma contrapartida.

Quanto a logística da retirada dos containers e a destinação do lixo coletado ficará a cargo da Prefeitura.

Acompanhe a vídeo reportagem.

Por Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29