A reportagem conversou com Pelanca na tarde desta quinta-feira. Ele confirma que a decisão do PDT é manter-se no conselho de partidos de oposição. “Estamos no grupo desde o ano passado. Estamos trilhando este caminho e eu estou a disposição do PDT seja para compor a executiva ou não, meu nome está a disposição para qualquer coisa que o meu partido indicar”.
Pelanca reafirma o compromisso assumido pelo Conselho de Partidos de decidir os nomes que irão compor a majoritária após pesquisa de opinião. “Meu nome está a disposição da pesquisa de opinião. Eu sempre falo: estou a disposição do meu partido. Se o meu nome, entre todos os candidatos for o nome avaliado que pode ser indicado para vice ou para prefeito, então eu estarei a disposição do grupo. E não adianta eu Pelanca querer ser isso ou aquilo. Temos que ver se o povo quer que eu seja, temos que ver se o meu nome é lembrado lá fora”.
O pedetista afirma que o Conselho de Partidos de Oposição tem diversos nomes. “Sei que temos muitos nomes bons no grupo. Eu só coloquei meu nome a disposição do partido porque eu acho que já cumpri o meu papel como vereador, nestes oito anos. Gostaria de deixar espaço para outras pessoas que estão chegando. Eu não vejo a política como profissão, mas sim como você fazer algo pelo meu município. Se aparecer a oportunidade de eu ser prefeito ou vice, se o grupo achar que o meu nome é de consenso e se a população assim o pensar eu estou a disposição, mas eu não estou impondo meu nome para ninguém, ao contrário”.
O vereador confirma o desejo do PDT compor a majoritária. “Nós gostaríamos que o PDT fizesse parte da majoritária, mas se isto não for possível não tem problema nenhum, porque quem tem que decidir isto são as pessoas que compõe este Conselho e lá na frente. Eu sou um soldado da equipe, se precisarem de mim eu estou a disposição, mas se não precisarem, eu trabalho pelo grupo do mesmo jeito”.
Para que não reste dúvida Pelanca reafirmou. “Independente do meu nome estar na majoritária ou não, o PDT está com o Conselho de Partidos. Tem gente que acha que estamos blefando. Nosso presidente já deixou claro na imprensa: nós somos da oposição e eu sou filiado ao PDT, sou vereador do PDT e tenho que estar junto com o meu partido e eu sigo as orientações do meu partido e aconteça o que acontecer nós estamos com o Conselho de Partidos de Oposição, pois onde o Ascânio (presidente do PDT) estiver nós estaremos com ele”, finalizou Pelanca.
Em nota a Casa de Notícias o presidente do PDT , Ascânio José Butzge reafirmou o compromisso do PDT com o Conselho de Partidos de Oposição composto pelos partidos PSDC, PT, PDT, PMDB, PSC e PPL. Acompanhe a nota na integra.
Ascânio José Butzge
Presidente da Comissão Executiva Municipal Provisória do PDT de Toledo
“Assumimos a Presidência do PDT de Toledo em 30 de setembro do ano passado e uma das nossas metas prioritárias foi valorizar no Partido a trajetória histórica de nossas lutas em todos esses anos no Município. Isso porque o PDT, ao coligar-se com o PP na última eleição municipal, causou grande desconforto e insatisfação à militância partidária. E, para dirimir dúvidas, de uma vez por todas de onde os pedetistas desejavam estar, promovemos reunião específica para tratar do assunto: afinal, o PDT era situação ou oposição ao atual governo municipal? A votação, precedida de debates, apontou um resultado acachapante: mais de 90% (noventa por cento) dos presentes àquela reunião em 7 de dezembro de 2011, votaram para que o Partido fosse declarado de oposição e busca-se definir uma forte aliança com os partidos do Conselho das Oposições (PT, PSC, PSDC, PMDB, PPL e PDT).
Esta posição foi amplamente veiculada no final do ano passado e, de lá para cá, foram intensificados os encontros, as reuniões e houve significativo avanço no trabalho de consolidação do Bloco de Oposição em Toledo.
No último dia 14 de fevereiro, em reunião da Executiva, foi deliberado que o PDT apresentaria os nomes de seus filiados que desejavam disputar a eleição ao cargo de Prefeito Municipal, no Conselho das Oposições e isto aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2012, em reunião do Conselho das Oposições na sede do Sintrotol.
Logo, qualquer manifestação de qualquer integrante do PDT que seja fora do que foi acordado e acima exposto, está equivocada, no mínimo.
O PDT não trabalha para construção de outra candidatura à chapa majoritária que não seja em cumprimento ao que foi discutido, votado e aprovado.
Assim, não existe verdade alguma quando comentam do PDT lançar candidatura própria, numa chamada “terceira via”, porque estamos comprometidos com o projeto dos partidos que formam o Conselho das Oposições.
Como Presidente, me vejo na obrigação de manifestar publicamente meu repúdio àqueles que tentam ludibriar aos eleitores e à população em geral, com esse comportamento fisiológico.”
Por Selma Becker