Na Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Samek conversou com o presidente da instituição, Gilson de Carvalho Queiroz Filho. O diretor-geral brasileiro pediu apoio a um projeto de saneamento básico, que será desenvolvido na área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, com 50 municípios.
O projeto, que será coordenado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), inclui várias ações de saneamento básico, como tratamento de esgoto sanitário e destinação adequada do lixo orgânico e de resíduos sólidos. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já se propôs a custear 50% do investimento do projeto avaliado em R$ 10 milhões. A contrapartida restante viria das prefeituras dos municípios beneficiados, da Itaipu, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu e da própria Funasa.
Queiroz Filho prometeu ajuda técnica e financeira ao projeto. A convite de Itaipu, ele participa, no próximo dia 19, de um encontro com prefeitos da região para discutir o assunto. Além dos benefícios para o meio ambiente e para a saúde da população, o projeto deve movimentar a economia local, com a contratação de mão de obra e serviços.
Cidade Digital
Para acelerar essa cadeia de desenvolvimento regional, Samek também discutiu uma proposta de replicar na região Oeste do Paraná um modelo similar ao Programa Cidade Digital, do governo federal. O assunto foi tratado com a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Ligya Puppato.
Pela sua natureza de inovação tecnológica no desenvolvimento de ferramentas e soluções para a gestão de processos e negócios, empreendedorismo e conhecimento, o PTI daria o suporte necessário para a implementação do programa. A proposta do Cidade Digital é modernizar a gestão pública, oferecendo novos serviços e facilidades aos cidadãos por meio de acesso à internet. Todos os 50 municípios da Amop seriam interligados na mesma rede.
Agricultura
Com o ministro Pepe Vargas, que assumiu há duas semanas a pasta do Desenvolvimento Agrário, Samek discutiu iniciativas pioneiras de Itaipu que poderiam ser replicadas no Brasil. Entre elas, projetos como o da agricultura orgânica do Programa Cultivando Água Boa, e o Condomínio de Energias Renováveis da Agricultura Familiar na Bacia do Rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, que prevê o reaproveitamento de dejetos da agropecuária para a produção de biogás.
Na sequência, sempre acompanhado do assistente Herlon Goelzer de Almeida, Samek visitou a diretoria do Instituto Brasileiro de Vinhos, que vai realizar um encontro em Foz do Iguaçu, envolvendo bares e restaurantes locais, para promover os vinhos e espumantes nacionais. A programação está prevista para acontecer em junho.
Energia
Samek conversou com o secretário executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, sobre vários temas ligados ao setor. Para atender o aumento da demanda em função do crescimento da economia, o governo federal tem investido em empreendimentos hidrelétricos de grande porte e na diversificação do uso de fontes alternativas de energia.
A contribuição de Itaipu também se estende a projetos de pesquisa de ponta para minimizar o impacto ao meio ambiente das fontes sujas de energia, como os combustíveis fósseis. Este é o caso do Veículo Elétrico desenvolvido com a empresa suíça KWO, a Fiat, e outros parceiros. Apenas nos primeiros cinco anos de Projeto VE, mais de 50 protótipos foram montados na usina. É a maior linha de montagem de elétricos do País.
Na sequência do carro, vieram o caminhão elétrico, o primeiro ônibus 100% elétrico do País e a produção de um ônibus híbrido, movido a eletricidade e a etanol, com capacidade para 34 passageiros. Na conferência, Rio+20, que acontece em junho, serão apresentadas duas novidades da linha de montagem do VE: um jipe elétrico e o novo Uno Elétrico.
Da Assessoria
Samek discute em Brasília projetos de desenvolvimento para a região Oeste
O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, se reuniu nesta semana, em Brasília (DF), com ministros, secretários e outras autoridades de instituições do governo federal, todas elas parceiras de Itaipu, para discutir projetos de desenvolvimento sustentável para a região Oeste do Paraná. Os encontros foram precedidos da participação de Samek na primeira reunião do Conselho Superior do Sistema Eletrobras – Consise, de 2012, no escritório da Eletronorte, na segunda-feira.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025